Grutas: beleza natural esculpida nas montanhas de Minas

Michelle Maia - Do Hoje em Dia
20/07/2012 às 08:00.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:42
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

Desvendar mistérios e descobrir curiosidades em lugares que fascinam pela beleza natural. Visitar as grutas do Maquiné, Lapinha e Rei do Mato é uma ótima opção durante as férias da criançada. Também é uma oportunidade para conhecer o interior de Minas, sem se distanciar muito da capital.

Debaixo das montanhas mineiras, pequenas aberturas entre as rochas são verdadeiros portais para o incrível mundo das cavernas, abrigo de relíquias deixadas pelos ancestrais nas paredes. São gravuras que remetem a tempos distantes.

A gruta da Lapinha, em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, recebe turistas de diversos lugares do Brasil e do mundo, atraídos pela importância geológica local. Com 511 metros de extensão e 40 metros de profundidade, a Lapinha faz parte do Circuito das Grutas e é uma das portas de entrada para o Parque Estadual do Sumidouro. Na reserva há inúmeros sítios arqueológicos, cavernas e áreas de paragem de aves migratórias.

A gruta do Maquiné fica em Cordisburgo, na região Central. Ela tem sete salões explorados, com 650 metros de extensão e 18 metros de profundidade. Suas galerias foram esculpidas pela água durante milênios. O principal elemento que forma a Maquiné é o carbonato de cálcio. Porém, a gruta também tem sinais de outros minerais: sílica, gesso, quartzo e o ferro.

A gruta Rei do Mato está em Sete Lagoas, também na região Central, às margens da BR-040. São quatro salões em 220 metros de extensão por 30 metros de profundidade. As formações de estalagmite chamam a atenção de geólogos de todo o mundo. São raras as duas colunas cilíndricas com diâmetro de aproximadamente 25 centímetros e 12 metros de altura, no último salão. Nenhuma gruta brasileira tem esse tipo de formação rochosa no interior.

As atrações não se resumem à visitação de grutas. De volta à superfície, há várias opções de lazer nos municípios marcados pela exploração mineral. Segundo o gestor da Associação do Circuito Turístico das Grutas, Marcos Alain, são mais de 30 atividades complementares. “Tem diversão para todos os gostos, como passeios de bicicleta no entorno das grutas, trilhas temáticas e atrativos sobre a história do início da ocupação do território mineiro e do continente americano”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por