A partir desta segunda-feira (9), a Fundação Hemominas realiza a campanha Força-Tarefa Grupo "O" para atrair doadores desse tipo sanguíneo, negativo ou positivo, por causa da queda nos estoques de bancos de sangue. O grupo "O" negativo registra mais de 50% de queda e o positivo, mais de 30%.

Durante a campanha, que se estende até o próximo sábado (14), o atendimento preferencial será direcionado a esses doadores, que podem comparecer às unidades em todas as regiões do Estado. 

Segundo a Fundação, as bolsas de sangue tipo "O" são as mais utilizadas nas urgências e emergências hospitalares. E a normalização dos estoques é essencial para que a Hemominas possa manter o número estratégico de bolsas de sangue necessário ao atendimento da demanda de pacientes.

A Fundação pede compreensão aos demais doadores (tipos A, B e AB), igualmente importantes, quanto a qualquer transtorno no atendimento que possa advir dessa iniciativa.

Doação

A orientação é que as pessoas que ainda não foram imunizadas contra sarampo doem sangue e depois se vacinem, já que a vacina impede a doação por 4 semanas. 

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, em bom estado de saúde. Basta comparecer em uma das unidades da Hemominas com a Carteira de Identidade ou algum documento oficial de identidade que contenha foto ou fazer o agendamento online. Veja aqui outras orientações.

Confira o endereço e horário de funcionamento das unidades de saúde em Minas

  • Hemocentro de Belo Horizonte – das 7h às 18h: Alameda Ezequiel Dias, 321 / Centro
  • Hemocentro Regional de Juiz de Fora – das 7h às 12h: Rua Barão de Cataguases, S/Nº / Centro
  • Hemocentro Regional de Uberaba – das 7h30 às 11h: Avenida Getúlio Guaritá, 250 / Abadia
  • Hemocentro Regional de Uberlândia – das 7h às 11h30: Av. Levino de Souza, 1845 - Umuarama
  • Unidade de coleta do Hospital Júlia Kubitschek - das 7h às 12h:  Avenida Dr. Cristiano Rezende, 2505 / Emergência do HJK/ Araguaia

* Fonte: Hemominas

Leia mais:
Serviço da Hemominas orienta profissionais de saúde sobre distúrbios do sangue
Surto de dengue faz subir busca por plaquetas e derruba estoque de sangue em Minas