História em detalhes no Palácio da Liberdade

Patrícia Santos Dumont - Hoje em Dia
20/10/2014 às 08:14.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:41
 (FOTOS PATRÍCIA SANTOS DUMONT)

(FOTOS PATRÍCIA SANTOS DUMONT)

Uma pausa na correria do dia a dia para contemplar as curiosidades e belezas de alguns dos espaços mais encantadores de Belo Horizonte. É assim para quem visita os equipamentos do Circuito Cultural da Praça da Liberdade. Abertos ao público a semana toda, podem ser apreciados em visitas guiadas, gratuitas. Um dos locais mais concorridos é o suntuoso Palácio da Liberdade. Reaberto à visitação há pouco mais de um ano, prende a atenção não só pela história, mas por manter intactas arquitetura e decoração do século passado.

Maravilhada. Foi como ficou a contadora Elaine Gláucia Pires, de 50 anos, que saiu de Rio Pomba, na Zona da Mata, para conhecer o local. Acompanhada pela cunhada, Margarida Pires, de 62, registrou cada pedacinho. “Estamos fascinadas. É tudo muito encantador. Lindo”, disse, enquanto fotografava os aposentos.

Inaugurado em 1897, o espaço, em estilo neoclássico, guarda preciosidades como porcelanas francesas e orientais, lustres de cristal da Boêmia e dezenas de pinturas feitas à mão, nas paredes e tetos.

Carolina Rodrigues, de 8 anos, já conhecia o palácio. Admirada, levou a avó. “Moro em Muriaé (Zona da Mata) e estou vindo pela primeira vez, trazida por ela”, comentou Elisabete Souza Rodirgues, de 65 anos. A cada cômodo visitado, uma curiosidade e parte da história que fazia questão de detalhar à neta. “O que mais gosto é saber que muita gente importante, do Brasil e do mundo, todo esteve aqui”.

As visitas podem ser feitas aos sábados e domingos, das 10h às 15h. Em razão da limitações no número de visitantes, a partir das 14h, são distribuídas senhas. O acesso aos jardins é livre até as 16h. Informações no circuitoculturalliberdade.com.br.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por