Um homem de 44 anos foi preso na noite desta segunda-feira (1º) ao tentar se passar por um candidato e realizar a prova de legislação do Departamento de Estado de Trânsito (Detran-MG), em Belo Horizonte.
 
Segundo a Polícia Civil, Cláudio Emilio Reis Ferreira, tentou se passar por Igor de Assis Santos, que é o verdadeiro candidato. Igor chegou a entrar no local da prova, na rua Bernardo Guimarães, passou pela fiscalização e pela biometria, em seguida, solicitou ir ao banheiro. Nesse momento, Cláudio se dirigiu à sala no lugar de Igor. Para não prejudicar os demais candidatos os fiscais aguardaram, até o final do exame, e deram voz de prisão ao suspeito.
 
O verdadeiro candidato, Igor, fugiu do local. No depoimento, Cláudio afirmou que receberia R$ 200 para realizar a prova. O suspeito foi autuado em flagrante por falsidade ideológica e encaminhado ao Ceresp de São Joaquim de Bicas.
 
Segundo a delegada de plantão do Detran, Sandra Figueiredo o inquérito será encaminhado para a Delegacia Regional de Polícia Civil, no Centro, que dará continuidade às investigações intimando o candidato e testemunhas.
 
Essa foi a primeira prisão desde a disponibilização do sistema SIAEX, a cerca de um mês, que facilita a fiscalização por meio de biometria e fotografias.