A Polícia Militar prendeu em flagrante, pela 18º vez, um homem que roubava fios de cobres das ruas de Belo Horizonte. Desta vez, o crime foi registrado na avenida Barbacena, na altura do bairro Santo Agostinho, na região Sul da capital, na madrugada desta quarta-feira (23).

O alvo do suspeito, que seria morador de rua, foi uma caixa de energia. A ação criminosa foi presenciada por um segurança da Cemig, que acionou a Polícia Militar. Rastreamento foi realizado na região e o homem localizado e detido. O material furtado estava em uma saco de lixo.

Mais uma vez, ele foi conduzido para a Central de Flagrantes (Ceflan) para o registro da ocorrência. 

Levantamento da PM mostra que o homem começou a ser apreendido em março. Desde então, ele foi detido 18 vezes por furtar fios de cobre de caixa de energia e também semáforos. Ainda conforme a corporação, o suspeito atuava em diversos horários, mas principalmente durante a madrugada.

Explosão de furtos

De janeiro a outubro de 2018, 72 mil metros de fios foram furtados somente dos semáforos de BH, segundo dados da BHTrans. O número é 377% maior do que o registrado no mesmo período de 2017, quando 19 mil metros desapareceram. Foram 467 ocorrências de furtos, uma média que varia entre cinco e oito ataques por semana, conforme a empresa. 

Para minimizar o prejuízo e o impacto no trânsito, já que sem os cabos os equipamentos ficam inoperantes, a BHTrans afirma que vem buscando instalar os aparelhos com materiais de menor atratividade, como o plástico no visor dos equipamentos destinados aos pedestres, por exemplo.

Leia mais:
Câmeras do Olho Vivo flagram furto de fios de cobre no Centro de BH
Semáforo apagado, risco para motorista e prejuízo aos cofres públicos