Homem morre infectado com raiva humana após ser mordido por morcego

Milson Veloso - Do Portal HD
29/06/2012 às 13:50.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:12

Um produtor rural morreu em Belo Horizonte, na noite dessa quinta-feira (28), após ser mordido por um morcego e ter contraído a raiva humana. A informação foi divulgada pela Secretária de Estado de Saúde (SES/MG), que disse ter tomado as medidas necessárias no caso para evitar a proliferação da doença.

A vítima, de 32 anos, vivia em Rio Casca, na Zona da Mata mineira, e só procurou atendimento médico cerca de 50 dias após ter sido atacado pelo morcego. O fato sobre a suspeita da raiva foi comunicado à Superintendência de Vigilância Epidemiológica no dia 19 de junho.

De acordo com a SES, o homem relatou que os sintomas começaram no dia 10 de junho. Contudo, ele só procurou os serviços de saúde por causa de um corte na mão, achando que as dores fossem decorrentes de tétano.

Como a situação se agravou, o paciente procurou novo atendimento no Hospital Arnaldo Gavazza, em Ponte Nova, e a esposa dele comunicou o ataque do animal. No mesmo dia, ele foi transferido para o Hospital Eduardo de Menezes, na capital mineira, onde ficou internado na unidade de terapia intensiva.

A doença foi confirmada por meio de ume exame feito pelo Instituto Pasteur, em São Paulo, com amostras de material da vítima. Após o caso, houve vacinação de cães e gatos na região onde o produtor rural morava.

A doença

Em Minas Gerais, os dois últimos casos da doença foram registrados no ano de 2005, no município de Grão Mogol, transmitido por morcego e, no ano de 2006, no município de Prados, transmitido por herbívoro.

Segundo a SES, a taxa de letalidade da raiva é próxima a 100% e de alto custo na assistência às pessoas expostas ao risco de adoecer e morrer.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por