Homem que cometeu injúria racial contra funcionária do aeroporto não é advogado, garante OAB

Da Redação
05/08/2017 às 17:46.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:56
Somente no dia de pico, 17 de fevereiro, são esperadas mais de 36 mil pessoas (Arquivo Hoje em Dia)

Somente no dia de pico, 17 de fevereiro, são esperadas mais de 36 mil pessoas (Arquivo Hoje em Dia)

O homem preso nessa sexta-feira (4) por injúria racial não é advogado, garante a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG). Ao ser detido depois de entregar uma banana a uma funcionária da Azul Linhas Aéreas, no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, ele disse que era "advogado, engenheiro e estudante de medicina na Bolívia". 

A assessoria de imprensa da OAB-MG afirma, porém, que o homem foi estagiário em um escritório de advocacia, mas nunca fez o Exame de Ordem nem atuou de forma independente como advogado. No site da OAB, o registro profissional aparece como "cancelado". Detido na Delegacia de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o homem foi solto após pagar fiança de R$ 3 mil à Polícia Civil. A liberação só aconteceu porque ele foi acusado por injúria racial e não por racismo, que configura crime inafiançável.

Depois de cometer o ato de injúria racial contra a funcionária, por volta das 7h30, ele chegou a embarcar no avião que seguia para Corumbá (MS), mas o comandante pediu a sua retirada assim que soube do ocorrido. O homem foi preso em flagrante por agentes da Polícia Federal, mas o caso foi repassado à Polícia Civil e o suspeito levado para a Delegacia de Plantão de Vespasiano, onde ficou até a noite de sexta.

De acordo com a Polícia Civil, a investigação do caso permanece em andamento. Por meio de nota, a Azul informou que já está prestando assistência à sua tripulante e que não vai comentar o caso para não atrapalhar o inquérito policial. 

Leia mais:
Advogado é preso após entregar banana a funcionária de empresa aérea em Confins
Homem acusado de injúria racial em aeroporto é solto
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por