Horário de teleconsulta gratuita para pacientes com sintomas respiratórios é ampliado em BH

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
27/01/2022 às 19:03.
Atualizado em 30/01/2022 às 01:07
 (Reprodução / Pixabay)

(Reprodução / Pixabay)

O serviço de consulta on-line para casos de síndrome gripal, que foi reativado no início do mês em Belo Horizonte, terá o horário ampliado. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Anteriormente, o atendimento ia somente ate às 18h.

O acesso é feiro pelo portal da Prefeitura e também pelo PBH APP. 

De acordo com a PBH, o programa já ofereceu 1.573 teleconsultas desde 6 de janeiro. A oferta, que começou com 60 atendimentos diários, tem sido ampliada gradativamente, chegando a 130 teleconsultas em um dia.

Quem pode procurar atendimento

O serviço deve ser procurado por pessoas a partir de 18 anos que apresentam sintomas como tosse, dor de garganta, congestão nasal e coriza, com ou sem febre. 

Todos os moradores de Belo Horizonte cadastrados em Centros de Saúde na capital têm acesso ao teleatendimento. Caso o cidadão não seja cadastrado, ele deve procurar a unidade de referência para realizar a inscrição. Os endereços dos postos estão disponíveis no portal da Prefeitura. 

Como proceder?

Para se consultar, é preciso acessar o portal da Prefeitura ou o PBH APP e se cadastrar para uma Consulta On-line Síndrome Gripal. Após confirmar o cadastro no SUS-BH, o paciente entra em uma tela para escolha da data e horário da teleconsulta, dentro da disponibilidade da rede SUS.

No dia e hora agendados, o usuário entrará novamente no sistema com seus dados cadastrais (CPF e data de nascimento) e terá acesso à consulta por vídeo.

De acordo com o diagnóstico levantado, ele poderá receber orientações de isolamento domiciliar e receita de medicamento que seguirá escaneada no e-mail de cadastro informado. Com a impressão da receita, o paciente pode buscar o medicamento no Centro de Saúde de sua região.

Os pacientes com síndrome gripal com critérios de risco seguirão ainda em telemonitoramento, por telefone, pela equipe da unidade de atendimento, que irá ligar a cada 48 horas, de acordo com a indicação médica, para avaliar a evolução dos sintomas relatados na teleconsulta.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por