Hospital das Clínicas fecha mais 21 leitos por falta de profissionais

Cinthya Oliveira
05/08/2019 às 19:09.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:52
 (Flávio Tavares / Arquivo Hoje em Dia)

(Flávio Tavares / Arquivo Hoje em Dia)

Após anunciar o fechamento de 30 leitos no mês passado, o Hospital das Clínicas (HC) reduzirá ainda mais o atendimento aos pacientes em Belo Horizonte. De acordo com a instituição de saúde, vinculada à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), outros 21 leitos serão fechados em breve.

O motivo, segundo o HC, é a falta de recursos humanos ocasionada pela não reposição de aposentadorias e exonerações, pois não há concurso público vigente ou previsto para a instituição. Mesmo assim, neste mês de agosto, podem chegar 65 profissionais aprovados em concurso nacional realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e que poderão optar pela lotação no HC-UFMG.

O hospital é o principal centro de formação dos estudantes residentes da Escola de Medicina da UFMG, localizada no edifício vizinho, na avenida Alfredo Balena, bairro Santa Efigênia. Sobre o aprendizado desses estudantes, a instituição informa que ainda está avaliando os impactos da redução de leitos.

O fechamento de 51 leitos em dois meses não afeta, a princípio, o Pronto-Atendimento do hospital, segundo a assessoria de imprensa da instituição. Não foram informados quais serão os setores afetados pelos fechamentos. 

Deficit

Administrado pela Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra 40 hospitais universitários federais, o HC possui um deficit de 305 profissionais, número decorrente de aposentadorias, exonerações, demissões, dentre outros tipos de desligamentos ocorridos nos últimos meses. A reposição das vagas só pode ser feita por meio de concurso público.

Leia mais:
Déficit de funcionários obriga o Hospital das Clínicas de BH a desativar leitos

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por