Hospital Samaritano, em Governador Valadares, ganha Unidade de Pronto Atendimento

Ana Lúcia Gonçalves - Hoje em Dia
01/06/2015 às 15:14.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:18
 (Leonardo Morais)

(Leonardo Morais)

O ministro da Saúde, Arthur Chioro dos Reis, inaugurou, nesta segunda (1º de junho) uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Governador Valadares, no Leste do Estado.

A unidade avançada tipo 3 (grande porte), foi instalada nas dependências do Hospital Samaritano, bairro Vila Isa, e terá capacidade para 450 atendimentos por dia. A expectativa é que desafogue o Hospital Municipal (HM) que recebe até mil pessoas diariamente.

O atendimento será 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o seu funcionamento 24 horas por dia. Os R$ 3 milhões que o governo federal enviará mensalmente representam 50% da verba necessária para a sua manutenção.

Os 50% restantes serão divididos entre os governos do Estado e municipal, que também ratearam a obra orçada em R$ 7 milhões. A inauguração realizada às 11h30 desta quarta reuniu prefeitos, vereadores e lideranças de cidades da região.

“Essa Upa vai unificar o atendimento das unidades básicas de saúde desta região e evitar que muitas pessoas precisem chegar ao HM. É uma rede de saúde integrada que passamos a oferecer. É uma belíssima conquista num momento de dificuldades financeiras que passam todos os entes federados”, comemora a prefeita Elisa Costa (PT)“. Com a obra, segundo a prefeita, a cidade que é referência em educação, está prestes a se tornar polo em saúde.

O HM já é referência para 85 municípios, cerca de 1,5 milhão de pessoas. Além do Hospital Regional que está sendo construído às margens da BR-116, fará parte da rede um SAMU Regional e a federalização do HM que está sendo repassado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para se tornar um hospital escola para o curso de Medicina que formou este ano a sua terceira turma.

Segundo o ministro Arthur Chioro, a UPA é decisiva para atender a população de Valadares e região nas situações de pequena e média urgência e na estabilização dos casos graves. E com ela o sistema de saúde da cidade ficará mais completo e qualificado. Ele lembra que a UPA inaugurada é do tipo 3 (maior porte) e está preparada para estabilizar os casos graves e assim diminuir as sequelas e as mortes.

“Nós sabemos que tanto por causa dos acidentes, e por conta das emergências clínicas, obstétricas e pediátricas, é fundamental organizar o sistema. Nós estamos avançando com o Programa Mais Médicos, com as unidades básicas de saúde, com o Samu, mas era preciso em Valadares uma unidade com esse perfil”, disse o ministro lembrando que a nova unidade é de altíssima qualidade mas não vai substituir os postos de saúde, unidades básicas ou programas como o Saúde da Família (PSF's) e Mais Médicos. “Ela vai integrá-los”, disse.

Regional

O secretário de Estado da Saúde, Fausto Pereira dos Santos, anunciou a retomada das obras do Hospital Regional de Valadares durante a solenidade de inauguração da UPA. Segundo ele, as obras devem ser reiniciadas em julho e concluídas no final do ano para entrar em funcionamento no início de 2016 com todos os serviços ativados. O governador Fernando Pimentel (PT) também era aguardado para a solenidade, mas não compareceu.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por