O Instituto Bioatlântica (IBIO) recebeu nesta quinta-feira (17) os recursos doados pela banda Pearl Jam, no valor de U$ 33,333.00 (aproximadamente R$ 120 mil).

A quantia será utilizada no desenvolvimento de um projeto de capacitação em agricultura sustentável, que visa recuperar e aprimorar o potencial de produtores rurais de municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, principalmente da Bacia do Piranga, afetados diretamente pelo rompimento da barragem do Fundão, da empresa Samarco, em 5 de novembro de 2015.

Entre eles, estão as cidades mineiras de Mariana, Barra Longa, Ponte Nova, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado.

Esse projeto prevê a criação de duas unidades de referências tecnológicas em estabelecimentos rurais da região para disseminar técnicas, tecnologias e práticas agrícolas de alto rendimento que promovam a melhoria do meio ambiente.

pearl jam show bh

Beneficiados

Espera-se beneficiar mais de 3 mil pessoas direta e indiretamente. “Vamos trabalhar com pequenos produtores rurais da região diretamente atingida, pois são cidadãos que perderam muito por causa do desastre.

O IBIO é especialista em recuperar as condições ambientais e produtivas de estabelecimentos rurais, em nossa estratégia de aumentar a disponibilidade de água na bacia do Rio Doce.

Por isso, o projeto foi elaborado para apoiar esses trabalhadores do campo, com insumos e suporte técnico, para aumentar sua capacidade de produção e sustento próprio”, declara o diretor-presidente do IBIO, Eduardo Figueiredo.

Entre as ações previstas nesse projeto, estão:

- Registro de 100 estabelecimentos no Cadastro Ambiental Rural (CAR);

- Realização de um Curso de Manejo Racional de Pastagem para 25 pessoas;

- Realização de um Curso de Esgotamento Sanitário Rural para 25 pessoas;

- Implantação de duas Unidades de Referência Tecnológica de Leite, de três hectares cada;

- Instalação de duas fossas de evapotranspiração;

- Implantação de dois sistemas agroflorestais em áreas de preservação permanente (APP), de um hectare cada;

- Proteção de seis nascentes com cercamento;

- Adequação de 4 km de estradas vicinais;

- Instalação de dez caixas de infiltração de água no solo;

- Realização de dez visitas de assessoria técnica.