Imóvel na rua Varginha começou a ser restaurado e vai abrigar projeto social

Patrícia Santos Dumont - Hoje em Dia
27/01/2016 às 06:51.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:11
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

O cenário em nada faz lembrar a história do século passado. Ao longo de uma década, o casarão robusto, erguido em estilo eclético, foi cedendo lugar a uma fachada cinzenta, deteriorada pela ação do tempo e de vândalos. Agora, aos poucos, o principal retrato da rua Varginha, na região Leste de Belo Horizonte, vai se transformando. O Castelinho da Floresta, como é conhecido, está sendo restaurado. A expectativa é a de que a reforma seja concluída em dez meses, quando o espaço será transformado na nova sede do Programa Miguilim, da prefeitura.

Construído em 1918 pelo italiano Luis Olivieri – dono do primeiro escritório de arquitetura da capital mineira –, o sobrado estava fechado há mais de dez anos, tempo suficiente para se descaracterizar. Há menos de dois, porém, foi comprado pela MRV Engenharia e cedido à prefeitura, como contrapartida.

Fachada, estrutura, pisos, escadaria, gradis, portas e janelas. Tudo passará por um verdadeiro pente-fino, que trará de volta as características que fizeram do castelinho patrimônio municipal. A ideia, conta o arquiteto Rafael Zaramela, é respeitar as modificações do tempo, preservando o modelo original.

“Adições volumétricas e reformas ocorreram ao longo do século deixando nele as marcas de seus diversos usos, como residência e hospedaria. Pensamos em conciliar passado e presente, evidenciando esse belo patrimônio da cidade”, afirma.

Autorizada há uma semana, a obra já está acontecendo. Repaginado, o imóvel de 500 m², dois andares e um torre, será a nova sede do Centro POP Miguilim, um serviço municipal especializado no acolhimento de crianças e adolescentes em situação de rua. Atualmente, o projeto, criado em 1994, funciona em endereço vizinho, no mesmo bairro.

Segundo Rafael Lafetá, presidente do Instituto MRV, a doação do imóvel restaurado ao município faz parte das premissas da organização mantida pela construtora mineira. “O que ganhamos em troca é a satisfação de ter uma cidade mais bem urbanizada, acolhendo menores e jovens que vagam pelo Centro de BH. Nosso retorno é social e intangível”, diz.


Conheça alguns detalhes da bela arquitetura do "Castelinho":

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por