Para detonar uma rocha às 16h desta quarta-feira (23), a Prefeitura de Betim vai retirar moradores, comerciantes e transeuntes em um raio de 300 metros da avenida Edimeia Mattos Lazzarotti, a partir do número 1200, no centro de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O trânsito também será impedido na área de isolamento.

A ação acontece por causa das obras de recuperação e ampliação da calha do Rio Betim. A Construtora Barbosa Mello dará início ao processo de desmonte de rocha, medida necessária para o prosseguimento das obras, que estão sendo executadas em parceria com os governos federal e do Estado de Minas Gerais. A previsão é que os trabalhos durem meia hora.

Técnicos especializados da empresa garantem que, apesar do ruído e das vibrações num raio aproximado de 300 metros, não há quaisquer riscos nas proximidades. A rocha tem 1.200 toneladas, 14 metros de largura e outros 14 metros de comprimento.

Ainda como medida de prevenção, comerciantes, moradores e demais pessoas que estiverem no entorno das ruas Doutor Antônio Gravatá e do Rosário também deverão deixar o local a partir das 15h30.

Prefeitura adotará medidas preventivas

Para reforçar a segurança, o local será sinalizado. Equipes da construtora também vão acompanhar o andamento dos trabalhos, além de uma ambulância para possíveis emergências. Serão acionadas sirenes de aviso com 7 minutos de antecedência ao início da detonação.

Uma força-tarefa envolvendo as secretarias municipais de Segurança Pública, que compreende a Guarda Municipal e a Superintendência de Defesa Civil, de Saúde e de Governo, além da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Empresa Municipal de Transporte e Trânsito (Transbetim), será realizada para monitorar o tráfego na região, sinalizar o local de isolamento e orientar as pessoas sobre a interrupção.

“Nossa meta é garantir o máximo de conforto ao usuário que trafega pelo trecho e restabelecer o fluxo normal de veículos, no menor prazo possível, após o fim dos trabalhos”, ressalta o gerente de trânsito da Transbetim, Luis Edmundo.