Implosão de viaduto foi espetáculo deste domingo e moradores se emocionam

Cristina Barroca, Danilo Emerich e Letícia Alves - Hoje em Dia
14/09/2014 às 11:06.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:12
 (Hoje em Dia)

(Hoje em Dia)

A  implosão da alça norte do viaduto Batalha dos Guararapes, na avenida Pedro I, entre a Pampulha e a região Norte de Belo Horizonte, foi o espetáculo deste domingo (14). Uma multidão de pessoas se reuniram em todas as ruas que davam acesso ao local e foram assistir a operação, levando, inclusive, familiares, Já para quem mora perto foi uma virada de página para a retomada de suas vidas. Muitos moradores se emocionaram, outros, chegaram a passar mal.

Duas moradoras do edifício Antares passaram mal e foram atendidas pelos bombeiros no local. Uma delas foi identificada como Maria de Jesus, de 79 anos, do bloco 7.

Alguns moradores da região optaram por acompanhar o processo de retirada do viaduto da Pedro I. O técnico de enfermagem Lincoln Vieira, de 37 anos, morador do Edifício Antares, acompanhou de perto a operação. "Vamos ver se volta a tranquilidade. Desde que a alça caiu, não tivemos paz". A família dele está na casa de parentes.

A implosão foi rápida, e centenas de pessoas reunidas na avenida Olímpio mourão Filho gritaram no momento do estrondo.

Retirada

Os moradores dos edifícios Antares e Savana, localizados ao norte do viaduto Guararapes, foram retirados de seus domicílios nesse sábado (13). Os moradores serão encaminhados a um hotel provisoriamente, para que os trabalhos de implosão possam ocorrer em segurança.

Os moradores retirados tiveram à disposição o uso de ônibus, que partem do local a cada duas horas. Eles foram encaminhados para o hotel Soft Inn, no bairro São Cristóvão, na região Noroeste de BH, e outros preferiram ficar na casa de parentes. A construtora Cowan, responsável pela obra, está arcando com os custos de deslocamento e hospedagem.

A perícia da Polícia Civil apontou erro nos cálculos do projeto, o que resultou no uso de apenas um décimo do aço necessário nos pilares. A previsão é a de que o inquérito seja concluído em dezembro e encaminhado à Justiça.

O acidente
 
O desabamento do viaduto ocorreu no bairro Itapõa, na divisa das regiões da Pampulha e Venda Nova, em Belo Horizonte, em 3 de julho deste ano. Na tragédia, duas pessoas morreram e 23 ficaram feridas. A estrutura caiu atingido um micro-ônibus, um carro e dois caminhões.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por