Início de teste com vacina chinesa em Minas deve ser anunciado na próxima semana

Da Redação *
28/07/2020 às 15:43.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:08

O início da aplicação dos testes da vacina chinesa contra o novo coronavírus, chamada de Coronavac, em diferentes partes do país deve ser anunciado na semana que vem, segundo Jean Gorinchteyn, secretário estadual da Saúde de São Paulo. Entre os 9 mil participantes da pesquisa, estão cerca de 800 profissionais de saúde de Minas Gerais. No Estado a realização do estudo está a cargo do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a parceria entre a universidade e o Instituto Butantan (responsável pela pesquisa no país) já foi assinada.

De acordo com o secretário, a partir desta quinta-feira (30), mais quatro centros de pesquisa vão dar início aos testes com a vacina. A terceira fase de testes em humanos teve início na terça-feira passada (21) no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo, mas ainda não foi levada aos parceiros. A previsão é que a pesquisa seja concluída até meados de setembro.

Apenas profissionais da saúde que ainda não tiveram a doença e que atuam com pacientes com Covid-19 poderão participar dos testes. Para atender aos critérios, esses profissionais da saúde não poderão ter outras doenças e nem estarem em fase de testes para outras vacinas.

A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de 14 dias. Caso seja comprovada a eficácia, ela começará a ser produzida pelo Instituto Butantan.

* Com Agência Brasil

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por