Incêndio destrói acervo do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas

Jefferson Delbem e Thaís Mota - Do Hoje em Dia
22/01/2013 às 18:40.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:54
 (Amadeu Barbosa)

(Amadeu Barbosa)

Um incêndio que começou no segundo andar do Museu de Ciências Naturais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e se espalhou por outros andares destruiu peças valiosas do acervo. Segundo o Corpo de Bombeiros, a funcionária do museu, Rosângela de Jesus Guilherme, que estaria fazendo faxina no local no momento do incêndio, ficou presa na sacada do terceiro pavimento do prédio e foi resgatada sem ferimentos com o uso de rapel.   Ainda conforme os bombeiros, ainda não se sabe o que teria provocado o início das chamas. Pelo menos cinco equipes da corporação trabalharam no combate às chamas no local , que fica localizado na rua Dom José Gaspar, no bairro Coração Eucarístico, região Noroeste de Belo Horizonte. Um funcionário, cujo nome não foi divulgado, comentou que um curto circuito pode ter dado início ao incêndio.

O fogo teve início no segundo andar próximo à Preguiça Gigante, uma das peças mais importantes do museu, que ftotalmente destruída, bem como fotos, maquetes e peças de resina e cerâmica. Além dela, o incêndio atingiu duas exposições permanentes: o Espaço Lund, com peças do pesquisador e paleontólogo Peter Lund, e a do Cerrado Brasileiro.   Os bombeiros informaram que os fósseis do Espaço de Paleontologia, considerado o maior do Brasi,l que estavam neste andar não foram atingidos. Ainda não há informação se a Caverna e o Pleistoceno também foram atingidos pelas chamas, já que também estavam no segundo andar.   Já no primeiro andar, que também foi atingido pelas chamas, poucas peças foram destruídas. Neste andar ficam os dinossauros e uma temporada de peças arqueológicas. O terceiro andar, onde estão as exposições da fauna exótica e vida na água, foi atingido apenas por fumaça e fuligem, mas nada foi danificado. O corpo do gorila Idi Amin, que morreu no ano passado, está em uma área isolada, dentro de um freezer e não foi atingido pelas chamas.

A perícia está no local e o laudo com as causas do incêndio deverá ser divulgado em um prazo de 30 dias.
O Museu

Criado em 1983, o Museu de Ciências Naturais PUC Minas desenvolve atividades científicas, educativas e culturais, além de pesquisas nas áreas de paleontologia, zoologia e conservação da natureza. Segundo informações do site, uma das principais coleções de mamíferos fósseis da América do Sul, além de coleções da fauna brasileira atual de mamíferos, aves, répteis e anfíbios estão entre as peças do acervo.    O museu recebe cerca de 500 visitantes diariamente, mas quando o fogo começou, pouco depois das 18 horas, a instituição já estava fechada. Segundo a PUC-Minas, o museu foi fechado para visitação.

Atualizada às 23h30

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por