Incêndio em nascente do Rio Araguari é controlado

Pedro Rotterdan - Do Hoje em Dia
18/09/2012 às 10:17.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:22

Brigadistas que combatem o incêndio no Parque Nacional Serra da Canastra, em São Roque de Minas, Região Centro-oeste de Minas, conseguiram controlar o fogo que ameaçava chegar à nascente do Rio Araguari. Já foram consumidos 51 mil hectares (equivalente a 51 mil campos de futebol). Os militares passaram a madrugada no local tetando controlar o fogo.

Segundo o chefe os brigadistas, Arnaldo Ferreira da Silva, as equipes trabalham fazendo o rescaldo nas proximidades da nascente e controlando o fogo em outras regiões da reserva. Ele não informou onde existem novos focos e disse que no final do dia vai enviar um boletim da situação no local.

O fogo foi dado com encerrado no sábado (15), mas as chamas voltaram a consumir a vegetação na manhã de segunda-feira (17). Como no domingo (16) bombeiros e brigadistas fizeram o rescaldo, nesta terça são completados 12 dias seguidos de trabalho no local.

O Parque Nacional da Serra da Canastra tem 200 mil hectares, sendo que 80 mil são terras da União e o restante particular, que ainda devem ser desapropriadas.

Na segunda-feira, o Corpo de Bombeiros informou que outras seis unidades de conservação também registravam focos de incêndio. O balanço, que também é feito pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad), ainda não foi divulgado.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por