Incêndio na Serra da Ferrugem faz cidade mineira decretar emergência e cancelar eventos

Renata Evangelista
25/09/2019 às 12:17.
Atualizado em 05/09/2021 às 21:55
 (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

(Corpo de Bombeiros/Divulgação)

A cidade de Conceição do Mato Dentro, que fica na região Central de Minas, decretou situação de emergência por causa dos incêndios florestais. Há mais de uma semana, chamas consomem a Serra da Ferrugem, que contorna a cidade.

O fogo, que já comprometeu os fornecimentos de água e luz no município, atingiu a Unidade de Conservação de Proteção Integral do bioma. Por causa da fumaça, conforme decreto assinado pelo prefeito José Fernando Aparecido Oliveira, a qualidade do ar foi afetada e, por isso, todos os eventos previstos para acontecer na cidade foram suspensos.

Com a situação de emergência, a Defesa Civil da cidade está autorizada a recrutar todos os órgãos municipais para auxiliar no combate às chamas. Voluntários também estão sendo convocados para reforçar os trabalhos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, nesta quarta-feira (25), 49 profissionais da corporação, da Polícia Militar, da Defesa Civil, da Brigada Mato Dentro e da mineradora Anglo American estão empenhados para apagar o fogo. Os trabalhos foram iniciados às 5 horas, e uma aeronave e drones auxiliam no combate.

Em comunicado direcionado para os moradores da cidade, a Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana reforçou a necessidade de economizar a água e recomendou umidificar o ambiente com o uso de bacias de água ou toalhas molhadas nos cômodos, por causa da grande concentração de fumaça no ar. 

Transtorno

As queimadas danificaram oito estruturas de alta complexidade da Cemig. O fornecimento de energia elétrica chegou a ser interrompido na cidade. "Na operação, os profissionais da empresa atuaram, além dos serviços de recuperação e substituição dos postes e equipamentos danificados, no combate ao fogo próximo às estruturas. Além disso, uma ponte que dava acesso a um determinado ponto do serviço havia caído, e foi necessário aguardar a recuperação do acesso para atuação completa", explicou a Cemig.

Engenheiro, técnicos e eletricistas da companhia continuam de prontidão para atuar a qualquer momento, caso seja necessária nova intervenção no sistema, já que o fogo na serra ainda não foi combatido.

Danos por queimadas

No ano passado, mais de 100 mil clientes da Cemig tiveram o fornecimento de energia afetado por incêndios. Para evitar e minimizar possíveis danos provocados pelo fogo, a companhia realiza ações preventivas, como poda de árvores e arbustos e remoção da vegetação ao redor dos postes e torres. A empresa também realiza inspeções em suas linhas de distribuição e transmissão.

Monumento da Serra da Ferrugem

Também conhecida como Mirante da Torre ou Mina da Torre, a Serra da Ferrugem é contorna Conceição do Mato Dentro. Com uma área de 867 hectares, foi transformada em monumento natural em maio de 2007, preservando toda a paisagem da serra, além de ter seu conjunto arquitetônico tombado como patrimônio histórico-cultural pelo município.

O local, que conta com um mirante natural, é o ponto-turístico do município e utilizado para práticas de esportes ao ar livre.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por