O Corpo de Bombeiros continua monitorando o Parque Nacional da Serra do Cipó, em Santana do Riacho, na região Central de Minas Gerais. Conforme a corporação, não há mais focos de incêndio na área verde neste domingo (13).

Nos últimos cinco dias, a unidade de conservação foi consumida pelas chamas, que consumiram 20% da vegetação, que totaliza 33.800 hectares de área verde. 

Em função do tempo seco, o monitoramento continua sendo realizado, explicam os bombeiros. O monitoramento fica a cargo de moradores, colaboradores e trabalhadores do parque. Imagens de satélite também são utilizadas pela corporação. 

Parque continua fechado

Embora o fogo tenha sido controlado, o Parque Nacional da Serra do Cipó continua fechado para visitação em razão dos focos de calor, que podem ocasionar novos incêndios.

Para a segurança dos turistas, o órgão de turismo de Santana do Riacho avisa que locais como a Trilha dos Escravos, Pedrão, Prainha e a Cachoeira da Capivara não devem ser visitados.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O fogo no Parque Nacional da Serra do Cipó está controlado, mas pela existência de focos de calor e para garantia da segurança, a UC continua fechada para visitação. Reforçamos que além do ParNa há outros atrativos turísticos disponíveis na região: ** Distrito Serra do Cipó** - Cachoeira Grande / Cachoeira do Tomé e Poço da Chica - Cachoeira Véu da Noiva - Cachoeira Serra Morena - Cachoeira da Caverna - Fazenda Parauninha Divino - Balneário Chapéu do Sol * *Povoado Lapinha da Serra** - Cachoeira do Rapel - Boqueirão - Cachoeira do Lageado - Pico do Breu - Pico da Lapinha Destacamos que NÃO devem ser visitados locais como a Trilha dos Escravos, Pedrão, a Prainha e a Cachoeira da Capivara pois não estão regularmente abertos à visitação. Observação: a visitação irregular à Mãe D' Água, via Trilha dos Escravos, tem provocado danos ambientais, acidentes a pessoas despreparadas para trilhas e criado problemas de recarga hídrica do Ribeirão Soberbo que está vivendo momento de seca. Além das cachoeiras e atrativos naturais, temos também restaurantes e bares com boa gastronomia, pousadas com infra-estrutura para lazer e descanso, lojas de artesanato e artigos exclusivos da região, passeios na natureza conduzidas por receptivos turísticos, guias e condutores e outras opções de atividades. Algumas idéias: - Visita e compras no Mercadinho Ta Caindo Fulô (produtos da região); - Massagem relaxante; - Oficina de pintura; - Visita à Venda do Zeca; - Escalar no Morro da Pedreira; - Passeio de caiaque; - Passeio de quadriciclo; - Visita ao Ecomuseu do Cipó; - Participação nas cavalgadas e eventos do final de semana. Informamos também que as estradas de acesso à Serra do Cipó e a Lapinha da Serra não estão impedidas pelo fogo. O CAT Serra do Cipó está aberto e disponível a todos para mais informações. CAT Serra do Cipó: (31) 3718-7458 ParNa Serra do Cipó: (31) 3718-7469 Fotos: Cachoeira Grande: @raulzito_moura Escalada: @morrodapedreira_scipo Cachoeira Véu da Noiva: @irenestefani_ Cachoeira Serra Morena: @leoaguiar Gastronomia: @valedavacaria Passeio de caiaque: @danizabeu Pousada: @blogcasalmil

Uma publicação compartilhada por Turismo Santana do Riacho (@turismoserradocipo) em

Leia mais:

Novo foco de incêndio atinge Serra do Cipó neste sábado

Novo foco de incêndio atinge Serra do Cipó neste sábado