Um incêndio destrói a vegetação do Pico da Ibituruna, principal cartão postal de Governador Valadares, no Leste do Estado. O fogo começou por volta das 16h desta terça (13) depois que um carro tombou na principal estrada de acesso às rampas de voo livre. Não há previsão para que as chamas sejam debeladas. Os bombeiros e demais brigadistas devem encerrar o combate assim que escurecer e retomar os trabalhos as 5 horas desta quarta (14).

De acordo com informações da assessoria de Comunicação Social dos Bombeiros em Valadares, o carro de passeio descia a serra quando tombou às margens da estrada e liberou faíscas que tomaram o capim seco e se alastraram pela vegetação.  O incêndio começou atrás da serra, mas no inicio da noite já podia ser visto do Centro da cidade. Os bombeiros estimam que mais de 15 hectares já foram consumidos.

A preocupação é com a reserva de Mata Atlântica que resiste à seca e falta de chuva. "Só não vamos continuar porque não dá para combater incêndio à noite", explica o subtenente bombeiro Ailton. Segundo ele, o último incêndio deste porte no Pico da Ibituruna aconteceu em 2013. Vinte bombeiros, funcionários do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e brigadistas voluntários trabalham no combate.