Incêndio que atingiu Inhotim segue descontrolado pelo terceiro dia

Cristina Barroca - Hoje em Dia
17/09/2014 às 11:12.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:14

O incêndio que atingiu uma área de preservação ambiental pertencente ao Instituto Inhotim, em Brumadinho, Região metropolitana de Belo Horizonte, na tarde de segunda-feira (15), segue descontrolado ainda nesta quarta-feira (17).

De acordo com a assessoria do museu, não há possibilidade das chamas alcançarem a área de visitação por conta de cavas no entorno do parque que impedem o avanço do fogo. No entanto, a fumaça chega a incomodar a respiração.

"Nós temos ações de prevenção e a seguimos corretamente. Os brigadistas fazem treinamento anualmente, mantemos a limpeza dos parques e manutenção de equipamentos. Mas infelizmente, não conseguimos trabalhar sozinhos", lamentou a assessora. Ela ainda lembrou dos riscos que correm as diversas espécies que ali vivem.

Uma viatura do Corpo de Bombeiros se desloca para ajudar no combate à queimada. Pela manhã, o instituto tentava controlar as chamas sem ajuda presencial dos Bombeiros, mas com instruções da corporação, pois, de acordo com a asessoria de Inhotim, eles disseram que estão atuando em outros 24 incêndios. Do museu, dá para ver as chamas e um total de 17 homens trabalham contra o fogo - 12 brigadistas do próprio Inhotim e cinco outros emprestados pelo Instituto Chico Mendes - e priorizam o controle do foco principal.

Serra da Moeda

O Batalhão de Emergências Ambientais foi empenhado para atender vários casos de incêndio na Região Metropolitana de Belo Horizonte nesta quarta-feira. Um deles foi na vegetação da Serra da Moeda que foi atingida nessa terça-feira (16) e as chamas ainda não foram controladas. O Corpo de Bombeiros não soube ainda precisar sobre a quantidade de focos nem informações sobre a equipe deslocada.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por