Incêndio subterrâneo destrói 30 mil metros quadrados de mata no Norte de Minas

Rosildo Mendes - Do Hoje em Dia
09/08/2012 às 21:16.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:20
 (Corpo de Bombeiros/divulgação)

(Corpo de Bombeiros/divulgação)

O incêndio subterrâneo em uma mata na Zona Rural de São João da Ponte, no Norte de Minas, que dura dezessete dias, já destruiu cerca de 30 mil metros quadrados. De acordo com o tenente do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Luiz Fernando, todas as árvores de grande porte que estão no local atingido vão cair, pois o fogo atingiu diretamente suas raízes. Nesta quinta-feira (9), os bombeiros tentariam sobrevoar a região para analisar a área destruída pelo fogo.

Ontem, equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas, apenas monitoravam os focos do incêndio. Segundo o tenente, para tentar conter o fogo que atinge o subsolo, seria necessário gastar o volume de água da Lagoa da Pampulha, no mínimo três vezes. “Paramos com os caminhões pipas. É inviável qualquer tipo de trabalho na região. Estamos apenas monitorando para evitar outros incêndios e acidentes”.

O fogo começou no dia 23 de julho, num local de difícil acesso e com grande predominância de raízes e camadas de húmus, com no mínimo seis metros de profundidade, altamente inflamável. Além disso a vegetação do tipo cerrado, vereda e caatinga ajuda na propagação do fogo. “Além da mata ser muito fechada, o solo é instável. É praticamente impossível andar, pois os militares podem afundar e sofrerem queimaduras”, explica o tenente.

Segundo ele, para combater o fogo, a prefeitura do município disponibilizou um caminhão pipa, brigadistas e uma máquina retroescavadeira, porém o local é de difícil acesso, além da fragilidade do solo, o que dificulta o deslocamento do maquinário na área.

As equipes de bombeiros e os brigadistas, continuam no local realizando ataques diretos apenas para debelar possíveis focos e evitar o lançamento de fumaça no ambiente, única adversidade que está gerando transtorno à população local, evitando também a propagação para outras áreas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por