O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alterou os locais de prova de 576 alunos em Minas Gerais para realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As cidades que sofreram essas mudanças são Sabará, na Grande BH e São Lourenço, na Serra da Mantiqueira.

Em Sabará, a Escola Estadual Professora Angelica Maria de Almeida, que receberia 324 alunos para o exame, foi interditada pela Prefeitura, devido a um incêndio no local, o que teria comprometido a estrurura e parte elétrica da instituição. Os alunos afetados deverão realizar a prova na Escola Municipal Professora Maria Aparecida Batista, localizada à rua Mariana, 61, no bairro Vila Nossa Senhora Conceição.

Em São Lourenço, os 252 alunos que prestariam o Enem no Colégio Laser Solar dos Lagos Ensino Fundamental, serão transferidos para o Colégio Laser Ensino Médio, localizado à rua Antônio Junqueira de Souza, 375, no Centro da cidade. Outro evento estava agendado para acontecer na escola e, por isso, foi necessário fazer a troca.  

As alterações foram realizadas na quarta-feira (21) e compreende, além de Minas Gerais, mais outros três estados: Ceará, Rio Grande do Sul e Amapá. Na manhã desta quinta-feira (22), o ministro da Educação, Aloízio Mercadante anunciou novas alterações, incluindo o Pará e Bahia na lista e mais mudanças no Amapá e Rio Grande do Sul. Ao todo, foram quase 3.500 alunos afetados. Os novos endereços podem ser consultados pelo telefone 0800-616161 e no site do Inep.

De acordo com o ministro, todos os alunos que tiveram o local de prova alterado estão sendo contactados por e-mail, SMS ou telefone. Ele também informou que a pasta monitora a necessidade de novas interdições em razão do mau tempo. Ele lembrou que a frente fria responsável pelos temporais no Sul do país se desloca agora para o Sudeste. A expectativa do MEC, entretanto, é que a intensidade das chuvas não seja a mesma registrada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

“Temos hoje, no Sul do país, 169 cidades que foram atingidas pelas chuvas. Estamos monitorando, com uma atenção especial, 23 cidades onde haverá Enem”, disse. “Essa frente fria está em transição. Ela não deve chegar ao Sudeste com a mesma intensidade do Sul porque já houve muita precipitação”, disse.

As provas do Enem serão aplicadas neste sábado (24) e domingo (25) para 7,7 milhões de estudantes em todo o país. Até o momento, 6,4 milhões de alunos já confirmaram participação na prova, acessando o cartão de confirmação da inscrição, no site do Enem na internet.