Alunos de escolas públicas de Belo Horizonte tem até a próxima quarta-feira (28) para se inscrever nos cursos gratuitos de programação e robótica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). 

As inscrições podem ser feitas por meio deste link e um e-mail de resposta aos estudantes selecionados será enviado até o dia 1 de março.

As turmas de robótica serão compostas por 20 alunos e as aulas práticas serão realizadas em grupos de cinco. Serão abertas duas turmas para crianças, de 5 a 10 anos, que serão na parte da tarde, e outra para maiores de 10, pela manhã. 

Já o curso de programação é voltado para alunos a partir do 8º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. É necessário ter a autorização escrita dos pais para a realização do curso.

As aulas fazem parte do Programa “Enxurrada de Bits: Popularizando a Engenharia de Computação entre estudantes da educação básica”, desenvolvido pelo professor Sandro Renato Dias. 

O projeto pretende aprimorar a capacidade de resolver problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico do estudante, gerando uma melhoria no desempenho nas disciplinas de física, matemática e português. 

A ideia é valorizar o aluno para o mercado de trabalho e aumentar a possibilidade de continuidade dos estudos na área tecnológica.

Os cursos são gratuitos e as aulas terão início no dia 3 de março, no campus II, que fica na Av. Amazonas, 7.675, Nova Gameleira.