Os interessados em participar do mutirão de reconhecimento de paternidade, que será realizado em 9 de agosto, no Barreiro, devem ficar atentos aos prazos. As inscrições encerram-se nesta quarta-feira (31). O processo de reconhecimento de paternidade e inclusão do nome do pai no registro de nascimento é totalmente gratuito, inclusive o exame de DNA.

Quem quiser participar do evento deve acessar este site ou ir pessoalmente até o Centro de Reconhecimento de Paternidade (CRP), no Fórum Lafayette (avenida Augusto de Lima, 1.549, Barro Preto, 3º andar, sala AL-355), das 8h às 18h. De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), os responsáveis por crianças, além de adolescentes e adultos interessados, devem apresentar dados do suposto pai. 

O CRP Itinerante, nome dado ao mutirão, ocorrerá das 9h às 13h, no Cartório do Barreiro. O TJMG explicou que, feito o reconhecimento, será lavrado um termo, que posteriormente vai ser homologado pelo juiz da Vara de Registros Públicos da capital.

Como funciona

O serviço de reconhecimento espontâneo de paternidade é oferecido desde 2011 pelo TJMG em Belo Horizonte e já promoveu mais de 15 mil reconhecimentos. Ele funciona permanentemente no Fórum Lafayette.

Periodicamente, o Judiciário promove também o CRP Itinerante, que leva o serviço a diversos pontos da cidade. A proposta é atender as pessoas de forma discreta e sigilosa, num local próximo às suas casas ou trabalho.