Interditados por falta de segurança, brinquedos do Parque Municipal voltam a funcionar

Hoje em Dia
29/05/2013 às 12:24.
Atualizado em 20/11/2021 às 18:40
 (Frederico Haikal/Hoje em Dia)

(Frederico Haikal/Hoje em Dia)

Após serem interditados por falta de segurança, 21 brinquedos e os 38 barcos do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro de Belo Horizonte, poderão ser usados novamente pela criançada. Nesta quarta-feira (29), a Defesa Civil Municipal marcou uma coletiva e anunciou que a empresa contratada para fazer o aterramento das estruturas, sistema que protege de desvios de correntes elétricas e evita choques, apresentou um laudo atestando as boas condições das instalações. Outros problemas como parafusos e fiação expostas teriam sido resolvidos, o que foi constatado após nova vistoria do órgão.

Segundo a Defesa Civil, no entanto, os donos dos brinquedos terão até 45 dias para se atualizarem em realção às normas estipuladas pela ABNT, já que seguiam as do ano de 2005.

Interdição

Considerados uma das principais atrações do Parque Municipal, os brinquedos infantis estão fechados ao público desde a última segunda-feira (20). Naquela tarde, técnicos da Defesa Civil e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea/MG) vistoriaram o local, que recebe, em média, 10 mil pessoas aos fins de semana. Foi verificada a ausência da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). De caráter obrigatório, o documento trás a assinatura de um profissional registrado no Crea aprovando a segurança das estruturas.

“Sem a ART, fica impossível sabermos se um determinado brinquedo atende às normas exigidas pela legislação. Por isso, decidimos pela interdição, que tem um caráter preventivo”, informou o engenheiro e vistoriador da Defesa Civil, Nilson Luiz. Segundo ele, há dois meses, foi feita uma inspeção para notificar os responsáveis pela irregularidade. Não há prazo para cumprir as determinações, mas a Defesa Civil acredita que as alterações sejam feitas antes do próximo fim de semana. No fim de semana, várias famílias desavisadas ficaram frustradas ao encontrarem os brinquedos interditados para as crianças, que não puderem ae divertir.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por