Inicialmente marcada para o próximo sábado (10), a intervenção artística que vai colorir uma parte do muro da esplanada do Mineirão teve que ser adiada por causa da previsão de chuva para o dia. A nova data para a ação ainda não foi divulgada.

O adiamento foi anunciado na conta do Instagram do Museu de Rua, projeto social responsável pela atração. Sob o nome de Esplana, o evento vai reunir arte, esporte, educação e cultura com atividades gratuitas no local pelos próximos cinco meses. A grafitagem do espaço de 390 m² no muro da esplanada é a abertura do Esplana.

Projeto

A ideia partiu do Mineirão, que procurou o grupo após a segunda edição do Museu de Rua, que aconteceu em abril deste ano, na praça Violeta Soter Vargas, na Serra, centro-sul de BH. O formato foi pensado durante os últimos meses em conjunto.  

Para os organizadores do projeto, o crescimento foi “muito além do sonhado”. Além de divulgar a iniciativa, eles vêm o evento como uma chance de dar mais visibilidade e criar oportunidades para os artistas. 

Para Ivan Neves, um dos idealizadores, essa é uma oportunidade de valorizar a arte de rua, ocupando um dos principais cartões postais da capital. “Ao grafitar o muro da esplanada estamos conversando diretamente com todos os cidadãos e mostrando que a arte que está sendo produzida nas ruas não é criminosa. Esperamos que isso incentive as novas gerações também”, pontua. 

Atrações

O evento de abertura, que ainda não tem data definida, contará com música ao vivo, DJs, pista de skate, feirinhas de produtores locais e oficinas de arte. Para quem quiser saber mais, basta visitar a página do evento no Facebook.  

Além disso, quem comparecer poderá acompanhar a batalha de Bomb: uma disputa dinâmica entre grafiteiros. Em cada confronto, os competidores recebem uma palavra e devem reproduzi-la em letras características da modalidade do graffiti. Quem conseguir fazer o melhor trabalho, dentro do tempo estabelecido e sem errar a ortografia, ganha. A decisão cabe aos jurados e ao público.

Com Mariana Durães

Leia mais:
Muro da esplanada do Mineirão será grafitado por 40 artistas