O inverno começa nesta sexta-feira (21), no Hemisfério Sul, com temperatura mínima de 13ºC, registrada na madrugada em Belo Horizonte. A máxima deve chegar aos 24ºC. E o dia será parcialmente nublado. 

Já  umidade do ar pode atingir 45% no período da tarde, quando o recomendado pela Organização Mundial de Saúde é acima dos 60%. 

O sol nasceu às 6h29 e deve se pôr às 17h25 na capital. No sábado, sol com poucas nuvens e no domingo o tempo volta a ficar nublado.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação tem 50% de chance de que o aquecimento das águas do Pacífico, fenômeno conhecido como El Niño, continue nos próximos meses.

Caso se confirme a manutenção da ação de El Niño também no inverno, o Brasil pode ser afetado com secas extremas em determinadas regiões e, em outras, sentir suas temperaturas mais elevadas. 

No Sudeste, a previsão é de que as chuvas, entre junho e agosto, sejam ligeiramente acima da média. Já as temperaturas devem permanecer acima da média em grande parte da região. No Norte de Minas, no mesmo período, a seca deve se intensificar. 

Com menos chuvas nesta época, a umidade relativa do ar cai, favorecendo queimadas e incêndios florestais, bem como aumento de doenças respiratórias.

O inverno terminará em 23 de setembro deste ano.