Cinquenta e oito jovens entre 16 e 25 anos, moradores da zona rural de Guapé, no Sul de Minas, participaram do Programa Jovem Rural entre 18 e 22 de outubro. A iniciativa é parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a prefeitura municipal e a Associação dos Agricultores Familiares de Guapé (AAFAG), com o objetivo de qualificar os jovens no meio rural e estimular a permanência deles no campo.

O primeiro curso foi o de cafeicultura, em que técnicos da Emater ficaram responsáveis pelas aulas, enquanto a Prefeitura ofereceu transporte e alimentação. De acordo com Fábio Firmo, gerente regional da Emater em Passos, a iniciativa se destaca por estimular os jovens a explorarem a atividade agropecuária com sustentabilidade e produtividade. “Assim, contribuímos para que conquistem mais qualidade de vida, cuidando de suas próprias lavouras”, afirmou.

Durante o primeiro ciclo de aulas, os estudantes passaram por temas como história e comercialização do café, além da análise do solo e de folhas do cafeeiro para estudo de nutrientes, considerada uma das etapas mais importantes na lavoura. A interferência do clima na colheita, assim como classificação de grãos e desgutação da bebida também foram temas abordados.

O extensionista da Emater, José Rogério Lara, explica que a seca e a geada foram determinantes em algumas perdas na produção, mas que foram recuperadas com o alto preço do grão. Para o ano que vem, a expectativa é de manutenção da iniciativa com os jovens agricultores. “A prefeitura já incluiu o programa no orçamento para o próximo ano, que deve ser aprovado pela Câmara municipal. Estamos programando agora um curso sobre bovinocultura, que tem despertado muito interesse dos jovens rurais daqui”, concluiu.

De acordo com o Emater, o município de Guapé tem cerca de 9,5 mil hectares ocupados com lavouras cafeeiras em produção. Na última safra, foram colhidas aproximadamente 218 mil sacas de 60 quilos de café.

Leia mais:
Quase 20 mil famílias não conseguiram sacar o Auxílio Emergencial Mineiro; saiba o que fazer
PRF intensifica fiscalização nas estradas durante feriado prolongado de Finados