O medo e a insegurança voltaram a rondar lojistas e clientes de shoppings de Belo Horizonte. Na tarde deste sábado (24), cerca de 100 adolescentes invadiram o Minas Shopping, no bairro União, região Nordeste da capital, o que gerou pânico no mall. O encontro dos arruaceiros teria sido marcado pelo Facebook.
 
De acordo com a Polícia Militar, dois adolescente, de 16 e 17 anos, foram apreendidos do lado de fora do centro comercial por porte de arma. Eles foram encaminhados ao Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA/BH). Militares do 5ª Batalhão garantiram que nenhum estabelecimento foi roubado ou danificado, mas, por precaução, todos os comerciantes baixaram as portas de seus negócios.
 
Quando a PM chegou ao local, o grupo seguiu para o estacionamento e abordou quem estava entrando ou saindo dos carros. Alguns jovens chegaram a pichar o estacionamento.
 
O comandante do Grupamento de Ações Táticas (Gate), Marcelo Vladimir, informou que a ação planejada pelos jovens já estava sendo monitorada pelas redes sociais. Segundo ele, dez viaturas da PM e do Gate fizeram a segurança do shopping. O militar não soube dizer se o caso tem relação com a quebradeira ocorrida no Shopping Estação, na semana passada.
 
O consumidor Gregori Rodrigues, de 22 anos, disse que ficou preso dentro de uma loja de eletrônicos porque o tumulto nos corredores era muito grande. "Uma senhora chegou a passar mal ao meu lado", relatou.
 
Por meio de nota, o Minas Shopping informou que tinha conhecimento do evento organizado pelo Facebook. Por isso, a Polícia Militar reforçou a segurança para preservar a integridade de visitantes e funcionários. Assim que os jovens iniciaram a arruaça no local, prossegue o comunicado, os policiais e os seguranças do Minas Shopping agiram e evitaram maiores transtornos. Os participantes do movimento foram levados para o estacionamento, onde os militares realizaram as averiguações necessárias.
 

arruaça no minas shopping

(Foto: Marciano Menezes/Hoje em Dia)

 
Na semana passada, duas gangues rivais também combinaram encontro por meio da rede social e, em dois dias, aterrorizaram o Shopping Estação, que fica na avenida Cristiano Machado, em Venda Nova. Houve quebra-quebra de lojas e elevadores do estabelecimento.
 
Atualizada às 19h05