Juiz de Fora ganha reforço no combate à febre amarela após morte de macacos

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
08/01/2018 às 15:26.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:39
 (Prefeitura de Juiz de Fora/Divulgação)

(Prefeitura de Juiz de Fora/Divulgação)

Após a morte de dois macacos em menos de uma semana, a Prefeitura de Juiz de Fora, na Zona da Mata, disponibilizou mais três postos extras de vacinação contra a febre amarela na cidade. As unidades já estão funcionando, nesta segunda-feira (8), na região do Museu Mariano Procópio, onde um dos primatas foi encontrado, no dia 3 de janeiro.

Já o segundo animal foi localizado, nesse sábado (6), em uma rua do bairro Vitorino Braga. "Além do posto no Centro Cultural Dnar Rocha, equipes da Secretaria de Saúde estarão no pátio do Bahamas Manoel Honório, do Bretas Santa Terezinha e na Igreja Quadrangular do Bairro Democratas (Rua Rafael Zacarias, 65). Os postos funcionarão das 8h30 às 16h até sexta-feira (12)", informou por meio de norta.

Outras 66 unidades – incluindo 63 UBSs, PAM Marechal e os departamentos de Saúde do Idoso e da Criança e do Adolescente – continuam aplicando a vacina normalmente. Quem já se vacinou em algum momento na vida não precisa tomar nova dose. Crianças a partir de 9 meses de vida e pessoas até 60 anos devem ser vacinadas. Idosos e gestantes devem ter orientação médica para se imunizar. 

Outro reforço nesta semana é a aplicação de inseticida nas duas regiões onde os primatas foram encontrados. E, apesar da possível transmissão ser silvestre (contaminação ocorrendo nas regiões com mata), a secretaria de saúde reforça a importância de o cidadão fazer sua parte no combate ao Aedes aegipty, que, além de transmitir dengue, chikungunya e zika, é o vetor da febre amarela na área urbana.

Providências

A Fundação Ezequiel Dias vai realizar a análise do material recolhido do primeiro macaco. Quanto ao segundo primata, a Secretaria de Saúde do município informou que não foi possível recolher material para análise por causa do avançado estado de decomposição.

A prefeitura informou também que o Museu Mariano Procópio ficará fechado até que tudo seja esclarecido. 

Fonte: Prefeitura de Juiz de Fora

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por