Juiz de Fora intensifica combate à criminalidade com monitoramento por câmeras

Renata Miranda - Hoje em Dia
23/04/2013 às 20:56.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:05

A prefeitura de Juiz de Fora e a Policia Militar assinaram um acordo de cooperação para a implementação de ações de combate à criminalidade. O plano “cidade, cidadania e segurança” prevê sete projetos, entre eles a instalação no município de 54 câmeras de vigilância do sistema "Olho Vivo", até o fim de 2013. “Nós começaremos pelo centro e depois seguiremos para alguns bairros da zona norte. Os primeiros a receber os equipamentos serão Benfica e Santa Cruz”, anunciou o prefeito Bruno Siqueira.

Para chegar até estes bairros ainda será necessário instalar fibras óticas. Os dutos deverão passar pela linha férrea que corta a cidade. Um termo de compromisso para a cessão do espaço já foi assinado entre a concessionária do trecho, MRS Logística, e a operadora de telefonia, Oi.

O custo total do projeto, incluindo a compra dos equipamentos é de R$ 3 milhões. No entanto, o recurso ainda precisa ser liberado pelo governo Estadual.

De acordo com o comandante da 4ª Região da Polícia Militar, coronel Ronaldo Nazareth, o projeto prevê a instalação de câmeras de alta resolução com longo alcance. A PM ainda será responsável pela implantação de um centro de monitoramento.

No entanto, ainda não há local para a infraestrutura. “Nós ainda precisaremos fazer uma licitação para a compra dos equipamentos e a estruturação do centro, que certamente funcionará no Centro de Operações Policiais Militares (Copom). Mas o plano de ação vai nos fornecer condições de trazer resultados a curto prazo para o combate à criminalidade. A sociedade vai perceber uma redução nas estatísticas a partir do próximo mês”.

Projetos

O plano de ação prevê ainda a implantação de um conselho municipal de políticas sobre drogas. A entidade é uma exigência federal para que o município possa participar do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas. Sem este instrumento, a cidade deixa de receber verbas federais para o setor. Além disto, será criado pela Universidade Federal de Juiz de Fora um curso de pós-graduação para policiais militares.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por