Junho é menos violento, mas número de homicídios tem leve alta

Do Portal HD (*)
20/07/2012 às 22:51.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:43

O Estado de Minas Gerais registrou um baixo aumento no número de homicídios, conforme balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), nesta sexta-feira (20). Um comparativo entre os primeiros seis meses de 2011 e de 2012 pode-se observar uma alta de 1,9% no número de assassinatos no Estado. 1.858 pessoas foram mortas de modo violento em 2011, entre janeiro e julho, neste ano, no primeiro semestre, 1.895 mortes foram registradas, segundo a Seds.

Em junho houve, porém, o índice mais baixo de homicídios de todo o ano. Segundo o balanço da Seds, foram 283 ocorrências, o que representa 11% menos do que foi registrado em maio, quando 315 assassinatos foram contabilizados - o mês era considerado até agora o período com menor incidência de homicídios. O mês de junho foi 15% menos violento, se for feito um comparativo com 2011. O confronto de dados mostrou que foram 333 ocorrências de homicídios contra 283 apontadas em 2012.

Para o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, o trabalho iniciado, nos últimos dois meses, com a Região Metropolitana, Vale do Aço, Montes Claros, Governador Valadares e Passos, por meio de reuniões de acompanhamento, estipulação de metas e definições objetivas de investimentos, refletiu no decréscimo da curva da violência em Minas.

“Temos adotados ações concretas e de curto prazo, como a implantação de delegacias especializadas regionalizadas, disponibilização imediata de vagas para adolescentes homicidas em centros socioeducativos e planejamento de operações conjuntas entre as duas polícias, em todas as reuniões realizadas com os comandos regionais das polícias Militar e Civil.” Este acompanhamento será realizado, até o fim do ano, em todas as 18 regiões integradas.

Outro fator destacado por Rômulo Ferraz como um importante instrumento na diminuição dos crimes é, exatamente, o acompanhamento dos índices, realizado de perto pelo secretário de Defesa Social, comandante geral da PM, e chefe da Polícia Civil. “Neste novo processo, é possível verificar a motivação da base das duas polícias.”

Crimes violentos voltam a cair no Estado pelo 2º mês consecutivo

Os crimes violentos registrados em Minas Gerais voltaram a cair pelo segundo mês consecutivo. O total de ocorrências do mês de junho – 5.741 – é 4,3% menor que o registrado no mês anterior – 5.998. No mês de maio, comparado com abril, a queda já tinha sido de 3,94% (6.244 ocorrências de roubo, sequestro, extorsão mediante sequestro, homicídios tentados e consumados, além de estupros tentados e consumados em abril contra 5.998 em maio). Entre os meses de maio e junho, houve redução de 5,5% nos crimes violentos, que passaram de 3.587 ocorrências em maio para 3.428 em junho. Entre os meses de abril e maio, a queda já havia sido de 4,5%, quando as estatísticas caíram de 3.756 ocorrências em abril para 3.587 em maio.

Crimes violentos contra o patrimônio

Os crimes violentos contra o patrimônio, que configuram os crimes de roubo consumado e extorsão mediante sequestro também estão em queda desde o mês de abril. Em junho, foram registradas 4.844 ocorrências contra as 5.084 registradas em maio: uma queda de 4,7%. As Risps 1, 2 e 3, que compreendem 40 cidades da Região Metropolitana, também há queda nos últimos dois meses, como mostra o gráfico a seguir. Somente no mês de junho, na comparação com o mês anterior, maio, a redução foi de 3,9%, com as ocorrências caindo de 3.180 para 3.059.

 (*) Com informações da Secretaria de Estado de Defesa Social
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por