A Praça da Assembleia, no bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, será fechada ao público a partir da próxima sexta-feira (10). Medidas mais restritivas também são estudadas para a região da Pampulha, onde várias pessoas foram vistas circulando no último fim de semana.

As ações foram anunciadas na tarde desta segunda-feira (6) pelo prefeito Alexandre Kalil, durante coletiva na sede da PBH. O gestor novamente defendeu o isolamento social como a principal medida para evitar o pico de doentes por coronavírus - o que pode sobrecarregar o sistema de saúde. Até o momento, são mil leitos de CTI vazios para o atendimento aos pacientes com Covid-19.

Segundo o chefe do Executivo municipal, um plano para reduzir o fluxo de pessoas na orla da Pampulha será estudado pela BHTrans. "As pessoas ainda não perceberam que não estão de férias", disse.

Kalil também enfatizou não ser possível uma data para acabar com a quarentena na cidade. Essa decisão, explicou o prefeito, será avaliada pelos infectologistas que compôem o comitê de enfrentamento à doença criado pela administração municipal. "Eles é que vão dizer quando e como será essa saída de casa".

O prefeito não descarta adotar medidas restritivas mais rigorosas. Inclusive, Alexandre Kalil garantiu que pessoas vindas de cidades que afrouxaram a quarentena não terão desembarque permitido na capital mineira.

Essa proibição tinha sido anunciada em relação à Lagoa Santa, na região metropolitana, depois que a prefeitura dessa cidade ter permitido a reabertura de parte do comércio local. Em resposta, a PBH decidiu barrar a entrada na metrópole de ônibus de passageiros vindos do município.

Na sexta-feira, porém, Lagoa Santa voltou atrás e a decisão de Alexandre Kalil foi revogada. "O que fizemos não foi uma agressão à população de Lagoa Santa, mas foi para protegê-la", disse o chefe do Executivo da capital na tarde desta segunda-feira.

Leia mais:
Novo coronavírus pode atingir felinos? Veterinário responde
Toffoli se declara contrário a punição de pessoas por furar isolamento
ANP suspende etapa de leilão de biodiesel devido a coronavírus