Mais um laboratório credenciado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) começou a realizar testes para o diagnostico da Covid-19 em Minas. O espaço, que conta com a ajuda de 15 pesquisadores da UFMG, foi instalado em Sete Lagoas, na região Central do Estado.

A unidade iniciou as atividades nesta semana no Centro Universitário de Sete Lagoas (Unifemm) e, em pleno funcionamento, tem capacidade para analisar até 200 amostras por dia. Além dos moradores da cidade, poderá receber exames de outros 34 municípios. Mais de cem profissionais já foram treinados para fazer as coletas e encaminhar ao local.

Atualmente, Sete Lagoas tem uma morte e 16 casos confirmados do novo coronavírus. O pedido para a habilitação do espaço foi feito pela prefeitura, responsável por coordenar o Comitê de Combate à Covid na cidade. Segundo o secretário de Saúde, Flávio Pimenta, a unidade poderá desafogar laboratórios que fazem diagnósticos em Belo Horizonte.

O gestor reforçou que os testes estão entre as principais medidas a serem adotadas durante a pandemia. "Em qualquer estratégia de ação para o enfrentamento da doença, é preciso não só a capacidade de assistência médica, mas também a testagem para fazer a relação da incidência e avanço da doença".

O laboratório segue os protocolos de segurança exigidos pelo Ministério da Saúde. Lá, 20 profissionais, entre pesquisadores e administrativos, se revezam em dois turnos. A prefeitura não descarta ampliar os horários de atendimento à noite e aos fins de semana.

Leia mais:
Quase 13 mil estabelecimentos foram flagrados desrespeitando as regras de isolamento em BH
Com 14 mortes confirmadas em 24 horas, Minas tem novo recorde de óbitos por Covid