Lacerda propõe comissão para agilizar expansão do metrô em BH

Hoje em Dia
03/02/2015 às 17:11.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:53
 (Arquivo Hoje em Dia)

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Uma comissão entre os governos municipal de Belo Horizonte, estadual e federal para discutir e dar agilidade a modernização e a ampliação do metrô da capital mineira. Nesta segunda-feira (2), o prefeito de BH, Marcio Lacerda, participou de uma reunião com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, em Brasília, sobre o assunto.   De acordo com o prefeito, a reunião teve o intuito de apresentar para a nova composição do Governo Federal o histórico do metrô de Belo Horizonte. “Sugeri que o mais rápido possível  houvesse um grupo técnico trabalhando, representando os governos federal, estadual e municipal, e que se revisassem os projetos e que se definisse o modelo de edital. É preciso resolver a questão da transferência da linha 1 para a Metrominas. É um assunto trabalhoso, delicado e, assim que os recursos estiverem disponíveis, esta licitação será colocada no mercado”, explicou.   A expansão do metrô de Belo Horizonte conta com duas fases. A primeira delas está dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Grandes Cidades, formalizado em abril de 2012. O projeto prevê a expansão da atual Linha 1 (Eldorado/Vilarinho) no sentido oeste. A linha irá se estender até o bairro Novo Eldorado, em Contagem. Serão conectadas também duas novas linhas: a Linha 2, que será construída entre as estações Calafate e Gameleira e irá em direção à região do Barreiro, e a Linha 3, que partirá da Estação Lagoinha em direção à Savassi, passando pela Praça Sete.    Os projetos de engenharia desta primeira fase já estão concluídos e aguardam avaliação da Caixa Econômica Federal, que é o agente federal operador do PAC. Além disso, a Prefeitura e o Governo Estadual, por meio da Metrominas – empresa estadual legalmente habilitada para a implantação do projeto de ampliação do metrô de BH – negociam com o Governo Federal o Convênio de Delegação/Descentralização, que repassará para a Metrominas a responsabilidade sobre o Sistema de Metrô de BH, que hoje é operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresa do Governo Federal, ligada ao Ministério das Cidades. Resolvidas essas questões, a Prefeitura poderá lançar a licitação das obras.    Já a segunda fase está inserida no Pacto da Mobilidade, formalizado em junho de 2014. Nesta etapa estão previstas a construção de dois trechos subterrâneos: um partindo do Calafate em direção ao Santa Tereza, com 7 quilômetros de extensão e um outro, que vai da Savassi (Linha 3 acima) em direção ao Belvedere, com 6 quilômetros de extensão. A Prefeitura aguarda assinatura de termo de compromisso entre a Metrominas e o Ministério das Cidades para o repasse dos recursos federais que permitirá a contratação dos respectivos projetos de engenharia.    (* Com PBH)

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