Ladrões de fios de cobre atacam novamente e complicam trânsito na Cristiano Machado

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
27/03/2018 às 11:20.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:03
 (BHTrans/Divulgação)

(BHTrans/Divulgação)

Ladrões de fios de cobre voltaram a 'atacar' em Belo Horizonte. Desta vez, a ação criminosa prejudicou os motoristas da região Leste da cidade. Conforme a BHTrans, os bandidos furtaram cabeamento no cruzamento da avenida Cristiano Machado com rua Pitangui e avenida Silviano Brandão, no bairro Sagrada Família.

Por causa do crime, ocorrido na madrugada desta terça-feira (27), o serviço semafórico foi desativado e o trânsito no trecho, que já é intenso, ficou ainda mais complicado. Agentes da autarquia que gerencia o tráfego na capital estiveram no local para orientar os condutores e os pedestres. Por volta do meio-dia, a sinalização eletrônica foi normalizada. 

A Polícia Militar informou que prendeu em flagrante dois homens suspeitos do furto. Eles foram localizados na avenida Cristiano Machado, por volta das 1h27. Com a dupla, a corporação apreendeu a fiação. A ocorrência foi encaminhada para a Central de Flagrantes (Ceflan) 1.

08h57 CRISTIANO MACHADO: Semáforos desativados devido furto de cabeamento. Equipe de manutenção no local. pic.twitter.com/FOZVFagBgg— OficialBHTRANS (@OficialBHTRANS) 27 de março de 2018

Prejuízo

Os furtos de cabos de cobre utilizados nos semáforos de BH dispararam no primeiro bimestre deste ano. Foram 13.805 metros de fiação levados pelos infratores. Número 16 vezes maior em relação ao registrado no mesmo período de 2017.

Como consequência, os gastos do município com a manutenção de equipamentos depredados também aumentaram. Mais de R$ 83 mil foram destinados a essa finalidade em janeiro e fevereiro de 2018, contra pouco mais de R$ 12 mil nos dois primeiros meses do ano passado. Um crescimento de quase sete vezes.

Para evitar atos de vandalismo, a BHTrans afirma que tem buscado substituir as peças usadas nos semáforos por outras produzidas com materiais menos atrativos como o plástico, que está sendo usado nos focos da sinalização para pedestres.

*Com informações de Raul Mariano

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por