Moradores de Lagoa Santa terão um importante reforço no atendimento de Saúde durante esta primeira semana de maio. Uma parceria da prefeitura com a Força Aérea Brasileira (FAB) instalará um Hospital de Campanha (HCAMP) começando a funcionar nesta segunda-feira (2). Os atendimentos serão ralizados por especialistas da FAB irão até sexta-feira. A expectativa é que 3 mil pessoas sejam atendidas em diversas especialidades médicas e odontológicas.

“A FAB tem a missão de garantir a soberania do espaço aéreo brasileiro. Para isso, pode-se chegar, até mesmo, a uma situação extrema, que é a guerra. E na guerra só perduram aqueles que estão preparados. É por isso que utilizamos nosso Hospital de Campanha nessa manobra: treinarmos, na paz, a maneira pela qual apoiaremos nossa tropa, em um conflito.", explica o Brigadeiro do Ar Ivan Moysés Ayupe, Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica. 

O HCAMP é, desde 2008, instalado anualmente na região da Grande BH para o treinamento operacional de médicos, dentistas e farmacêuticos que realizam a adaptação militar no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, após terem sido aprovados em processo de admissão e seleção para ingresso na FAB. Ao iniciarem a carreira na FAB, os profissionais de saúde poderão atuar em situações de calamidade real, prestando atendimento a vítimas de catástrofes.

No ano passado, o Hospital de Campanha funcionou atendeu mais de 4.000 atendimentos, entre consultas e procedimentos médicos.

Especialidades atendidas:

Anestesiologia, cancerologia, cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, geriatria, ginecologia, obstetrícia, infectologia, mastologia, medicina intensiva, nefrologia, neurocirurgia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, pediatria neonatal, psiquiatria e urologia. Serão realizados também atendimentos odontológicos para adultos e crianças, incluindo procedimentos de extração dentária e avaliações preventivas.