O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2019 começa a ser exigido neste domingo (1º) para as placas com final 6,7, 8, 9 e 0. Já o prazo para os veículos com placas de 1, 2, 3, 4 ou 5 começou em 1 de agosto.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) classifica como infração gravíssima a condução de veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado no Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O valor da multa é R$ 293,47. O infrator recebe sete pontos no prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o veículo é removido para um dos pátios autorizados pelo poder público.

Licenciamento 2019

Em Minas Gerais, segundo o último balanço do Detran, mais de cinco milhões tinham alguma pendência com o órgão até março deste ano.

Vale lembrar que, na hipótese de débito, o dono do veículo pode realizar o pagamento por meio de cartão de crédito em postos credenciados pelo Detran-MG. 

"O CRLV é enviado com Aviso de Recebimento (AR), por isso é necessário a assinatura no ato da entrega. Após três tentativas de entrega não realizadas, o documento será devolvido para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI), nos municípios onde existem estes postos. Nas demais cidades, o documento devolvido fica disponível nas Delegacias de Trânsito", informou o Detran em nota.