Ligações para o 190 de Uberlândia são normalizadas; as chamadas eram direcionadas para outra cidade

Da Redação
23/11/2018 às 20:36.
Atualizado em 05/09/2021 às 15:13
 (Henrique Chendes/SES-MG)

(Henrique Chendes/SES-MG)

As ligações telefônicas para o serviço de emergência da Polícia Militar em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, já estão normalizadas, segundo o Ministério Público de Minas Gerais. De acordo com o órgão, as chamadas de usuários de uma operadora de telefonia para o 190 da cidade estavam sendo direcionadas à Polícia Militar em Patos de Minas, município que fica aproximadamente a 220 km de distância.

O promotor de Justiça Fernando Martins contou que a PMMG em Uberlândia, por meio de ofícios encaminhados à operadora, buscou por diversas vezes uma solução para o problema. Como não obteve êxito, a 9ª Região da PM procurou o MPMG para que as medidas cabíveis fossem tomadas.

Segundo a polícia, devido a esse problema a operadora de telefonia estava afetando a credibilidade do atendimento prestado por meio do número 190. Além disso, fazia com que o cidadão ficasse sem uma resposta, em tempo necessário, aos chamados de urgência devido à deficiência do serviço.

Conforme relatou a PMMG, a prestação de serviço de emergência é de responsabilidade da Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel). Contudo, o direcionamento para centro de atendimento diverso se dá a partir de celulares da operadora autuada.

Ainda segundo Fernando Martins, que pediu a regularização do serviço em 48 horas (a representação da PM foi no dia 1º de novembro), um Inquérito Civil envolvendo Embratel e operadora foi instaurado para apurar os fatos e também um processo administrativo por parte do Procon do MPMG para eventual aplicação de multa. 

“A princípio parece ser má prestação de serviço, mas iremos investigar para tomar conhecimento do que realmente aconteceu. A ideia, caso haja aplicação de multa, é dotar a PM local de uma central 190 com melhores equipamentos”, explicou o promotor de Justiça.

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