A partir desta segunda-feira (25), quem passa pelas estações de metrô de Belo Horizonte e Contagem, vai poder descartar corretamente lixo eletroeletrônico. É que se inicia a campanha “Se liga no que não Liga Mais”, ação que vai disponibilizar coletores para esse tipo de resíduo.

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a ideia é incentivar o descarte adequado desses materiais. Os coletores estarão disponíveis nas estações Eldorado, Lagoinha, Central e Vilarinho, das 6h às 17h.

Os materiais a serem recolhidos são notebooks, monitores e acessórios, videocassetes, câmeras fotográficas, filmadoras, celulares, eletrodomésticos portáteis, fitas, gravadores, CDs, DVDs, cabos e pilhas, entre outros equipamentos. A campanha vai até o próximo sábado (31).

Segundo a CBTU, as centrais de manufatura reversa irão reaprovitar esses materiais fazendo com que retornem ao processo produtivo, reduzindo a necessidade de extrair mais elementos da natureza.

Parceria

A campanha é realizada pela CBTU em parceria com a Philips em todo o país. O projeto é realizado desde 2011 e, no total, foram recolhidos cerca de 7.500 toneladas de lixo eletrônico. A expectativa, em 2014, é arrecadar aproximadamente 25 toneladas de equipamentos.

*Com CBTU