Quem se inscreveu para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano poderá consultar, nos próximos dias, informações essenciais sobre a avaliação. A partir de 16 de outubro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai divulgar o cartão de confirmação, com os locais onde os alunos farão as provas a serem aplicadas em 3 e 10 de novembro. 

Os dados estarão disponíveis na Página do Participante ou pelo aplicativo para download nas plataformas Apple Store e Google Play. A orientação é acessar o sistema o quanto antes, não deixando para a véspera do teste.

No documento, o estudante também poderá conferir o número da sala onde fará o exame, a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição e o tipo de atendimento específico e especializado com recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados.

Sem atrasos

Após acessar as informações, o Inep aconselha ao candidato fazer o trajeto até o local de prova para verificar a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar à instituição, medida que pode evitar que a pessoa perca o exame.

Além disso, o aluno deve chegar com antecedência. Os portões serão abertos ao meio-dia, pelo horário de Brasília, e fechados uma hora depois. A recomendação é que os participantes levem o cartão de confirmação da inscrição impresso para não terem imprevistos.

Em Minas Gerais, mais de 534 mil pessoas se inscreveram para fazer o Enem neste ano; no Estado, as provas serão aplicadas em 188 municípios

Panorama

Neste ano, mais de 5 milhões de pessoas fizeram inscrição para o Enem. As provas serão aplicadas em 1.727 municípios brasileiros.

Pelo cronograma do Inep, o gabarito das quatro avaliações (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias) será divulgado em 13 de novembro.

Quem já tem o diploma ou vai concluir o ensino médio em 2019 pode usar as notas da avaliação para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em faculdades particulares.

Também é possível concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e até mesmo serem beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

*Com Agência Brasil

Leia Mais

A um mês do Enem: confira vídeo com exercícios de respiração para controlar a ansiedade

Aprendizado que vem das telas: filmes são opções de distração e estudo para o Enem

Enem abre inscrições para pessoas privadas de liberdade