Lojistas de Belo Horizonte serão indenizados em até R$ 15 mil

Juliana Corrêa - Do Hoje em Dia
21/08/2012 às 07:46.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:37
 (Toninho Almada)

(Toninho Almada)

Lojistas, empresários e moradores de Belo Horizonte que sofreram prejuízos com intervenções realizadas pela Prefeitura podem recorrer à Junta Administrativa de Indenizações (JAI), em busca de ressarcimento. As indenizações cobrem prejuízos ocasionados nos últimos 5 anos e são limitadas a R$ 15 mil.

A junta, criada no último dia 6, por meio do decreto 14.971, analisará os pedidos indenizatórios. As regiões mais afetadas pelas intervenções da Prefeitura são a Savassi e o Barro Preto, com as obras de revitalização, e a avenida Santos Dumont, com a implantação do BRT.

“Como o pedido de redução dos impostos feita pelos lojistas não pôde ser atendido pela Prefeitura, foi tomada essa medida para compensar prejuízos”, explica o vice presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcos Innecco Corrêa.

Ações

Aqueles que desejam mover ações devem procurar a Central de Serviços da Prefeitura, BH Resolve, na avenida Santos Dumont, 363. Vanderlei dos Santos Morais, proprietário de uma loja de armarinhos na mesma avenida, é um dos prejudicados. Com loja instalada na região há 9 anos, ele diz que suas vendas caíram 40% desde o início das obras. Ele diz que não fechou as portas porque também vende para outras lojas, o que salva parte do faturamento.

Santos Dumont

Na Santos Dumont, o problema maior está ligado à transferências de pontos de ônibus e dificuldades para o trânsito de pedestres nos passeios. Há 11 anos com restaurante na avenida, Sebastião Queiroz, diz que esta é a maior crise já vivida no negócio. Ele produzia 450 pratos feitos por dia antes das obras que, agora, não ultrapassam 300. “Tive que demitir quatro (dos dez) funcionários e usar reservas (financeiras) para continuar aberto”, conta Queiroz.

“Como eu, a maioria está devendo fornecedores, empregados e não têm como arcar com despesas de água e luz”, diz Cristina Novaes, proprietária do JC Lanches. Ela reclama de uma queda de 60% nas vendas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por