Detalhes de Belo Horizonte já podem ser admirados por meio de lunetas. Três equipamentos foram instalados ontem no Mirante Mangabeiras, região Centro-Sul da metrópole. Outros dois serão colocados hoje na rua Sapucaí, no bairro Floresta, na zona Leste. A observação é gratuita.

Quem teve oportunidade de apreciar a vista da capital por meio do dispositivo aprovou a iniciativa. Que o diga o cearense Carlos Alberto Gomes, de 32 anos, que estava de passagem por BH. “Nada mais gratificante do que me despedir da cidade com essa visão mais ampla”.

Também no espaço público, Lindamara Almeida, de 34 anos, e Cleidson Gomes, de 32, disseram que o atrativo proporciona novas experiências. “Sempre viemos aqui para ver a vista, namorar e, hoje (ontem), soubemos da novidade. Conseguimos ver mais a fundo os prédios, a paisagem”, contou a mulher.

Comemorações

Conforme o Hoje em Dia antecipou em 9 de outubro, os instrumentos fazem parte das comemorações dos 121 anos de Belo Horizonte, a serem celebrados no próximo dia 12. Os equipamentos medem 1,60 metro de altura e permitem visão em 360 graus, com lentes que dispensam ajustes. Eles são acessíveis a crianças e adultos.

As lunetas foram pintadas em uma cor semelhante à ferrugem para não impactar a paisagem. Modelos semelhantes foram colocados nas Cataratas do Iguaçu (PR) e nos fortes do Exército no Rio de Janeiro, no Leme e em Copacabana.

A instalação é uma das estratégias da Belotur para incrementar a presença de turistas e dos próprios belo-horizontinos nos cartões-postais do município, afirma o presidente do órgão, Aluizer Malab. O gestor diz que há estudos para a implantação de dispositivos em outros pontos. “A ideia é, inclusive, levar para lugares poucos explorados”, frisou.

Floresta

As pessoas que passarem hoje pela rua Sapucaí poderão apreciar detalhes como as pinturas do Circuito Urbano de Arte (Cura), ressalta Malab. As lunetas serão instaladas em frente ao número 265 e na esquina com a avenida Francisco Sales.