Mães protestam contra falta de leitos e pediatras e fechamento de hospitais

Patrícia Santos Dumont - Hoje em Dia
01/05/2013 às 18:06.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:19

O quadro crônico do atendimento pediátrico em Belo Horizonte, resultado da ineficácia do sistema de saúde e da escassez de médicos especialistas, levou centenas de pessoas a participar, nesta quarta-feira (1º), de uma grande passeata na capital.

O grupo aproveitou para apoiar o projeto de lei que flexibiliza a Lei de Uso e Ocupação do Solo, permitindo a ampliação de hospitais e, consequentemente, do número de leitos.

De acordo com a arquiteta Isabela Soares, idealizadora do projeto – batizado de "Padecendo no Paraíso" –, o principal objetivo é estimular uma regulamentação que exija a proporcionalidade entre o número médio de pacientes na cidade e a quantidade de leitos oferecidos. O déficit é de 3 mil vagas em BH.

“Existe um desequilíbrio muito grande entre o atendimento esperado e o que realmente é oferecido hoje. Isso precisa mudar, sobretudo quando se trata de crianças”, afirma. Em cinco anos, 18 hospitais da capital desativaram total ou parcialmente suas alas de pediatria em função da falta de médicos.

A passeata, que teve como ponto de partida a praça da Liberdade, no bairro Funcionários, fechou a pista central da avenida Brasil e partiu em direção à praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia, região Leste de BH.

Internet

A mobilização ganhou corpo no Facebook. Pelo menos 400 pessoas participaram da manifestação, segundo as organizadoras do evento. A Polícia Militar não divulgou um levantamento oficial.

Na avaliação da jornalista Débora Caran, de 34 anos, é preciso que a sociedade se mobilize em prol da saúde. “Nossa principal preocupação é o atendimento às crianças, que são realmente um caso mais delicado. Mas qualquer ação que melhore as condições de saúde é válida”, acrescenta.

Apoio

A presidente da Sociedade Mineira de Pediatria, Raquel Pitchon, participou da passeata e reforçou o propósito da manifestação. “É uma representação muito importante da sociedade civil, que envolve todas as dificuldades enfrentadas para conseguirmos atendimento médico de qualidade. Qualquer que seja a proposta executada, é importante que seja feita”.
Um carro de som da Assembleia Legislativa foi disponibilizado para o evento.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por