O número de novos casos de Covid-19 em Belo Horizonte continua a cair, mas a população deve estar atenta para que a transmissão do novo coronavírus não saia do controle. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura nesta quarta-feira (16), a média de transmissão por infectado (Rt), um dos três principais indicadores de controle da doença, subiu para 0,95 – há dois dias este índice era de 0,91.

Isso quer dizer que, neste momento, 100 infectados em Belo Horizonte transmitem o vírus, em média, para 95 pessoas. É um número que ainda indica estabilidade no controle da epidemia, mas é um indicativo de que poderá haver um aumento de casos num breve futuro.

O Rt é um dos três indicadores de monitoramento que a prefeitura considera para tomar decisões referentes à retomada das atividades econômicas. 

Já os outros dois indicadores de monitoramento tiveram ligeira queda. A taxa de ocupação de UTIs para pacientes com Covid está em 44,4%, enquanto a taxa dos leitos de enfermaria, em 39,2%. No dia anterior, a ocupação era de 44,5% e 39,8%, respectivamente. Confira:

indicadores 16/9

Novos casos

Belo Horizonte registrou, nesta quarta-feira, 38.629 casos confirmados de Covid, 463 a mais do que na data anterior. Desses, 2.673 são pacientes em acompanhamento (internação ou isolamento domiciliar). Também foram contabilizadas 1.146 mortes, dez a mais do que na terça-feira (15).

O boletim apresentou ainda, pela primeira vez, um gráfico com as taxas de isolamento social desde o dia 24 de agosto. Há uma tendência de estabilidade, em torno de 45%, com aumento nos índices durante o fim de semana, chegando a 52%. Confira:

gráfico isolamento social