Mais de mil médicos estrangeiros devem participar das provas de revalidação do diploma da categoria. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de agosto, no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
 
No primeiro dia, a prova terá início às 18 horas e tem previsão de duração de quatro horas. No segundo dia de teste, as provas serão aplicadas às 14 horas e os candidatos terão cinco horas para responder todas as questões.
 
Conforme a UFMG, essa etapa é composta de provas teóricas de conhecimentos gerais, nas áreas de clínica médica, pediatria, cirurgia, tocoginecologia e saúde pública. Ao todo, serão 140 questões de múltipla escolha e cinco questões discursivas.
 
De acordo com o presidente da Comissão Permanente de Revalidação de Diploma de Médico Obtido no Estrangeiro (CPRDM), professor André Cabral, há décadas a UFMG tem um processo de revalidação, sempre buscando aprimorar os processos de inscrição e seleção, exigindo que o candidato esteja realmente apto a exercer a profissão.