Médicos, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais dos Médicos Sem Fronteiras (MSF) montaram um verdadeiro acampamento de refugiados para exposição interativa no Parque Ecológico da Pampulha, em Belo Horizonte. Intitulada de “Campo de Refugiados no Coração da Cidade”, a mostra pode ser conferida até o próximo domingo (4). A entrada é gratuita.
 
A exposição é formada por réplicas em tamanho real das estruturas usadas nos campos de refugiados do MSF com o objetivo de levar cuidados de saúde a populações vítimas de conflitos armados e perseguições motivadas por posicionamentos políticos, raça, religião ou nacionalidade. 
 
Durante a visita, é possível conferir como funciona uma tenda de atendimento básico de saúde, onde é feita a avaliação inicial dos pacientes e os métodos usados por MSF para garantir a qualidade das vacinas em locais remotos onde não há fornecimento de energia para mantê-las resfriadas. As formas de tratar crianças com desnutrição severa e o acolhimento feito pelos psicólogos também são demonstradas. O público também tem a oportunidade de conhecer tendas usadas pelos refugiados como moradia e ver como funciona as latrinas e a distribuição de água. 
 
A visita é guiada por profissionais que trabalham nos projetos do MSF.  
 
Confira o vídeo sobre a exposição:
 
 
 
 
 
Serviço:
 
Exposição: Campo de Refugiados no Coração da Cidade
Data: Até 4 de maio
Horário de visitação: das 9h às 16h
Local: Parque da Pampulha, no bairro Esplanada
Informações: (21) 97236-3130 | 3527-3635