“Dia dois de fevereiro, dia de festa no mar, eu quero ser o primeiro a saudar Iemanjá”, cantava Dorival Caymmi. Neste sábado, muitos admiradores da Rainha do Mar vão se reunir na praça dedicada a ela, na Pampulha, para celebrá-la com música e oferendas. Além disso, os blocos de Carnaval Baianas Ozadas e Faraó fazem uma homenagem a ela no Barro Preto.

A programação gratuita do fim de semana conta ainda com a primeira seletiva do maior campeonato de breakdance do mundo, o Red Bull BC One. Quem gosta de hip hop poderá ver os dançarinos no Sesc Palladium.

Confira os destaques da programação cultural gratuita do fim de semana:

 

SÁBADO (2)

 

APAEtucada realiza ensaio aberto

O Grito de Carnaval Apae-BH será no dia 23 de fevereiro, mas antes disso a APAEtucada realiza ensaios abertos por Belo Horizonte. A bateria, formada por componentes da APAE e de blocos parceiros, além de apoiadores de outras organizações da sociedade civil e da comunidade, tem ensaio neste sábado (2).
Onde: Bar do 1000Ton (rua Mármore, 825, Santa Tereza)
Quando: sábado, às 15h

 

Iemanjá é homenageada em festa

Povos tradicionais de matriz africana se encontram neste sábado para celebrar Iemanjá. A celebração, que tem suas raízes nos rituais de Candomblé e Umbanda, está em sua sexta edição em Belo Horizonte. A manifestação litúrgica e festiva terá início com concentração às 16h, seguida de um cortejo às 17h até as águas da Lagoa, que receberá as oferendas para Iemanjá sob uma saudação de atabaques do Afoxé Bandarerê.
Onde: Orla Lagoa da Pampulha (av. Otacílio Negrão de Lima, em frente ao monumento de Iemanjá)
Quando: sábado, às 16h

 

Baianas e Faraó se unem em festa

Os blocos Baianas Ozadas e Faraó fazem uma festa para Iemanjá neste sábado. Os blocos farão seus ensaios técnicos cheios de axé music e saudação para a Rainha do Mar. O evento é gratuito, mas é precio retirar ingresso aqui.
Onde: Rua dos Guajajaras (Entre as ruas Ouro Preto e Paracatu)
Quando: sábado, das 11h às 20h

 

Oficinas sobre biologia no Espaço do Conhecimento

Neste sábado, o Espaço do Conhecimento dá início ao projeto “Biologia no Verão: do laboratório até você”. Várias oficinas vão mostrar como estudos sobre fisiologia e farmacologia são importantes na nossa vida. O público saberá mais sobre hormônios, vacinas, plantas medicinais, entre outros.
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade)
Quando: sábado, das 14h às 18h

 

Vídeos abordam poesia e gentileza

Todas as noites, de 19h às 22h, o Espaço do Conhecimento UFMG exibe uma série de vídeo-poemas que enchem os olhos pelo movimento, pelas cores e pela beleza dos versos elaborados e desenhados por poetas brasileiros. A intervenção é feita na Fachada do museu, uma grande tela de projeção voltada para a recém-revitalizada Praça da Liberdade.
Onde: Praça da Liberdade
Quando: todas as noites, das 19h às 22h, até dia 10 de fevereiro

 

Teatro pra crianças em Contagem

O espetáculo “Esse quarteto é o bicho” será apresentado em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nele, os palhaços entram em cena para contar sua versão de “Os Saltimbancos” e representam todos os personagens que fazem parte da história. Suas tentativas desajeitadas divertem o público ao criarem vozes e corpos para representar os personagens.
Onde: Praça da Jaboticaba, Centro, Contagem
Quando: sábado, às 16h

 

DOMINGO (3)

 

Esportes no BH é da Gente Pampulha

Tênis de mesa, escalada, peteca, xadrez, dama, futebol de prego, badminton e frescobol, além de cama elástica e brincadeiras tradicionais como pula-corda e amarelinha. Essas são algumas atrações do BH é da Gente na Pampulha.
Onde: Avenida Guarapari, no trecho entre a avenida Portugal e a rua Deputado Salim Nacur, no bairro Santa Amélia
Quando: domingo, das 9h às 13h

 

BH inicia campeonato de breakdance

Em 2019, o maior campeonato de breakdance do mundo, o Red Bull BC One, passará por algumas capitais brasileiras para eleger os melhores b-boys do país, que competirão na final nacional marcada para julho, em São Paulo. As seletivas regionais começam domingo, em Belo Horizonte. A batalha na capital mineira faz parte da programação do evento "Palco Hip Hop Danças Urbanas 2019". Inscrições gratuitas para competidores e dançarinos: no mesmo dia do evento, das 12h às 13h.
Onde: Foyer do Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420)
Quando: domingo, às 14h

 

Beiço do Wando vai à feira do Mineirinho

A Feira de Artesanato do Mineirinho recebe neste domingo o ensaio do bloco Beiço do Wando, que faz versões divertidas para canções tidas como “bregas”. Mas, antes disso, o público confere uma apresentação do grupo de pagode Diga Lá.
Onde: Mineirinho (avenida Antônio Abrahão Caram, 1000, São José, Pampulha)
Quando: domingo, às 12h

 

Teatro pra crianças em Betim

O espetáculo “Esse quarteto é o bicho” será apresentado em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nele, os palhaços entram em cena para contar sua versão de “Os Saltimbancos” e representam todos os personagens que fazem parte da história. Suas tentativas desajeitadas divertem o público ao criarem vozes e corpos para representar os personagens.
Onde: Praça Milton Campos, Centro, Betim
Quando: domingo, às 11h