Macaco é encontrado morto em Juatuba

Liziane Lopes
llopes@hojeemdia.com.br
14/02/2017 às 17:19.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:56

Mais um macaco é encontrado morto em uma cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Desta vez, o registro foi em Juatuba. Uma mulher encontrou o animal, no último domingo (12), na zona rural da cidade e acionou o Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental do município (Codema).  

Na perfil do Conselho, no Facebook, o presidente do Codema Heleno Maia relata que foi acionado por uma amiga, informando que havia visto um macaco morto. "Chegando ao local vi que se tratava de um Mico-Estrela (Callithrix penicillata), o primata foi encontrado às margens da estrada, distante de residências e próximo a um curso de água. O local é abundante a presença de diversas espécies de macacos. O corpo do animal foi recolhido necropsiados e encaminhado pelo CODEMA para a FUNED para Análise para verificação da causa mortis do símio, se foi ou não devido à contaminação pela febre amarela", publicou. 

A previsão é que o resultado na Fundação Exequiel Dias fique pronto em até 20 dias. Mas a secretária de saúde de Juatuba, Cinthya Mara Gonçalves Pedrosa, reforça que até agora não há registro da doença na cidade, nem em macacos, nem em humanos. E que as medidas de segurança da comunidade já estão sendo tomadas. "Antes apenas um posto tinha a vacina. Agora, descentralizamos a vacinação para atender toda a população, inclusive a da zona rural", disse

Cynthia contou ainda que agentes de saúde foram enviados ao local, onde o macaco morto foi encontrado para avaliação. Agora, eles aguardam o resultado do exame. "Caso seja comprovada a doença, vamos adotar ações de bloqueio e proteção da comunidade", disse. 

Juatuba ainda não está incluída na lista de cidades com rumores ou confirmação de mortes de primatas. O último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES) aponta Belo Horizonte, Betim e Contagem com confirmação de óbito de macacos pela doença. Em Nova Lima e Ouro Preto, os casos estão em investigação. Já em Ribeirão das Neves e Lagoa Santa, há rumores de mortes. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por